Estudantes de Ipirá participam de ações voltadas ao empreendedorismo e design de modas

Palavras-chave:
Foto: divulgação
O Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) da Bacia do Jacuípe, em Ipirá, no Centro-norte da Bahia, está sediando, durante este mês, um ciclo de palestras sobre gestão, empreendedorismo e design de moda. A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria da Educação do Estado, em parceria com o SENAC/BA, com o objetivo de fomentar a Educação Empreendedora dos estudantes. A ação está vinculada à Fábrica-Escola do Couro, instalada no CETEP, em março deste ano, para servir como laboratório de aulas práticas e ações integradas com a comunidade local, potencializando a formação dos estudantes.
 
Nesta sexta-feira (7), os participantes puderam aprender mais sobre novas perspectivas para um currículo de sucesso e a relação entre empreendedorismo e mercado de trabalho. É o caso da estudante do curso Técnico em Informática, Graziele Santos da Silva, de 17 anos, que espera levar o aprendizado para a vida profissional. “O curso vai me dar uma base boa para atuar lá fora, já que o mercado é muito concorrido.” A aluna do curso técnico em Administração, Andréa Sampaio Dultra, 33, também acredita que a iniciativa chegou em boa hora. “Estou obtendo conhecimentos que podem me oportunizar uma colocação no mercado de trabalho”.
 
Para Fabiana Lima da Cruz Santos, de 16, estudante do curso Técnico em Agropecuária, aprender sobre o empreendedorismo é importante para ampliar as possibilidades de atuação e melhorar a vida na comunidade. Michele Pereira dos Santos, 19, enxerga com bons olhos a possibilidade de uma Educação Empreendedora e já faz planos. “Vou aprimorar mais e minha área e sair mais confiante em busca de uma oportunidade”.
 
A vice-diretora de Articulação com o Mundo do Trabalho do CETEP Ipirá, Dilma Célia Oliveira, explica a perspectiva do curso. “A idéia é fomentar conhecimento, inovação e mudanças estratégicas para o processo de formação profissional, social e cultural dos jovens, além de incentivar uma atividade típica da região, que é a produção de artefatos de couro, importante fonte de renda para o território”.
 
Angélica Dias, gestora do SENAC de Feira de Santana, destaca que a parceira com a Secretaria da Educação do Estado dinamiza o espaço da escola e sensibiliza a comunidade sobre a importância da formação profissional para melhor inserção no mundo do trabalho.
 
O Ciclo de Palestras continua no dia 13 de dezembro, quando os participantes irão debater sobre como se destacar no mercado de trabalho em tempos de crise, excelência no atendimento, consultoria e moda e tendências e oportunidades para o varejo de moda.

Notícias Relacionadas