Estudantes de Feira de Santana participam de projeto virtual de incentivo à leitura

Palavras-chave:
Os estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Áureo de Oliveira Filho, localizado em Feira de Santana, estão participando do projeto “Leitura in foco: uma (re) visita aos clássicos em uma abordagem atual”. A ação tem como objetivo resgatar e incentivar a leitura dos clássicos literários, além de promover novas reflexões sobre as temáticas de cada livro, considerando o contexto atual. A iniciativa contará como pontuação para a Atividade Complementar Curricular (ACC).   
 
O projeto iniciado em julho, e que segue até o fim de novembro com a leitura de dois clássicos literários por mês, é realizado virtualmente na página do Instagram @Ceepaureodeoliveirafilho e no canal do YouTube do CEEP https://bit.ly/3DdUqlF. Além disso, todo mês são realizadas rodas de leitura on-line, com discussões sobre os livros. Entre os livros lidos, destaque para “Os miseráveis” e “São Bernardo”.
 
A professora de Língua Portuguesa, Adriana Bastos, falou sobre a dinâmica do projeto. “Em todas as ações, os alunos produzem algo que tenham relação com as obras que leram, a exemplo de poemas, vídeos, paródias, fotografias e até vídeos no Tik Tok. O acompanhamento das atividades é feito através das postagens e interações no Instagram do CEEP. A culminância do projeto será em dezembro, em um encontro on-line, no qual os estudantes apresentarão produções relacionadas às obras lidas durante o projeto”. 
 
Para a estudante Raquel Santos, 18, 3º ano, o projeto a fez perceber o quanto a leitura é importante. “Ler e escrever sempre foram meus hobbies. Mas foi através do projeto que eu pude mostrar os meus poemas e ver outros escritores amadores que, como eu, também amam escrever e estudam no mesmo lugar que eu. Compartilhar os meus livros favoritos que mudaram a minha vida tem sido muito bacana, porque sei que o conhecimento é uma dádiva e cada livro é uma viagem diferente”, afirmou.
 
O estudante Gustavo Soares, 16, 2º ano, também aprovou o projeto. “Sempre gostei de ler e gosto muito desse projeto, pois estimula os alunos a entrarem no mundo da leitura. Sinto que muitos jovens não veem a importância na leitura, que é um absurdo, porque livros podem mudar a pessoa. Eu, por exemplo, mudei minha visão com relação à sociedade depois que eu li o livro "Capitães da areia", de Jorge Amado”, revelou.

Notícias Relacionadas