Estudantes de escola da rede estadual participam de projetos artísticos e culturais

Estudantes do Colégio Estadual de Aratu, localizado no município de Simões Filho, se preparam para uma apresentação especial, que vai mostrar para a comunidade os projetos artísticos e culturais desenvolvidos pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia e selecionados na etapa escolar da localidade. O evento acontece no dia 16 de agosto, na Praça da Bíblia, e vai contar com a participação das 11 escolas estaduais de Simões Filho. Os projetos ainda vão passar pelas culminâncias regionais e estadual, que acontece em outubro, na Itaipava Arena Fonte Nova.

Diferente das outras unidades escolares, que trabalharam com temática livre na produção artística, no Colégio Estadual de Aratu todos os projetos são baseados em um tema escolhido pela comunidade escolar. Em 2014, a escola homenageará o centenário de Irmã Dulce. “A cada ano, nós escolhemos um tema para orientar as produções estudantis e, dessa vez, escolhemos homenagear a beata Irmã Dulce, uma figura importante para o nosso Estado”, contou a diretora da unidade escolar, Fátima Carvalho.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação

Estudante do 1º ano do ensino médio, Átila Santos do Rosário, 16 anos, será o representante da escola no projeto Artes Visuais Estudantis (AVE). “Resolvi fazer um desenho baseado na história de Irmã Dulce e utilizando uma técnica em 3D. Antes de criar, conversei bastante com professores e pesquisei a história dela”, revelou o estudante, que participa do AVE pela segunda vez.

Já no Festival Anual da Canção Estudantil (Face), a escola conta com um representante ainda mais experiente. Johnatan Rodrigo Santana Melo, 18 anos, aluno do 3º ano do ensino médio, participa da culminância dos projetos estruturantes pela terceira vez, e já chegou a ser finalista estadual pelo projeto Tempos de Arte Literária (TAL). “Eu participei do TAL por dois anos, e agora resolvi me inscrever no Face. Sempre compus as músicas, mas na hora resolvia não participar. Este ano tem um motivo especial porque a minha música fala da história de Irmã Dulce e do amor que ela tinha pelos pobres”. A música conta com a parceria do estudante Osnielson Santos, 18 anos, também aluno do 3º ano do ensino médio.

Dança – Os estudantes do Colégio Estadual de Aratu também estão preparando um espetáculo de dança para a abertura do evento. “Nós vamos apresentar um espetáculo que mistura dança e teatro, focando a devoção e significado de Santo Antônio para Irmã Dulce”, informou Diogo Fernando da Silva Costa, 17 anos, estudante do 3º ano do ensino médio.

Notícias Relacionadas