Estudantes de Elísio Medrado, Várzea da Roça e Laje se destacam na redação do ENEM

Estudantes da rede estadual dos municípios de Elísio Medrado, Várzea da Roça e Laje conseguiram se destacar com boas pontuações na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os jovens, que escreveram sobre o tema "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira", alcançaram notas acima de 900 pontos e, agora, podem almejar ingressar no Ensino Superior.

A estudante Karine Conceição, 17, que acabou de concluir o Ensino Médio, no Colégio Estadual Ruy José de Almeida, no município de Laje, obteve 980 pontos da redação. “Eu, verdadeiramente, me surpreendi bastante com o resultado, pois este foi o primeiro ENEM que fiz e estou imensamente grata e feliz. Agradeço muito aos meus professores do colégio e ao programa Universidade Para Todos (UPT) que não deixaram de nos auxiliar. Ainda estou decidindo qual curso irei fazer”, revelou.

Amanda Gomes

Karine Conceição

Laiane Novaes

Em Elísio Medrado, a estudante Amanda Gomes, 17, do Colégio Democrático Professor Rômulo Galvão, conquistou 960 pontos. “Estou extremamente feliz, pois o resultado foi surpreendente. Costumo ler muito e procurei me manter atenta às informações e buscando obter dicas de como fazer uma boa redação. Ressalto a importância do auxílio obtido pelos professores, em especial ao professor Gilberto Neri, que no momento de pandemia se dedicou em ajudar os alunos”, comemorou a estudante, que pretende cursar Odontologia.

Quem também está feliz com os seus 940 pontos na redação é Laiane Novaes, 18, do Colégio Estadual Governador Antônio Carlos Magalhães, em Várzea da Roça. “Este resultado é fruto de muita dedicação, pois me preparei fazendo duas redações por semana e lendo sobre possíveis temas. Agradeço pelo apoio do colégio e ao meu professor de Redação, que me ajudava com as correções por e-mail. Estou muito contente e quero fazer faculdade de Direito”, afirmou.

Em Araci, a estudante Ramili Jesus, do Colégio Estadual Imaculada Conceição, tirou 920 pontos; e em Canápolis, Michele Nunes, que estudou no Colégio Estadual Ruy Barbosa, obteve 960 pontos. Já em Porto Seguro, as estudantes Esther Duarte e Beatriz Pie conquistaram, respectivamente, 940 e 920 pontos.

Durante todo o ano de 2020, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) desenvolveu uma série de programas voltados à preparação dos estudantes para o exame. Entre eles estão o ENEM 100%, que envolveu aulões virtuais até às vésperas das provas; o Programa Universidade para Todos (UPT); o Sistema de Avaliação Baiano de Educação (Simula SABE); e os programas “Estude em Casa” e “Hora do Enem”, exibidos pela TVE em parceria com a Fundação Roberto Marinho. Além disso, foram disponibilizados no Portal da Educação conteúdos como Roteiros de Estudos e Trilhas de aprendizagem, além dos conteúdos da Plataforma Anísio Teixeira e dos produzidos em parceria com as 12 Instituições de Ensino Superior na Bahia.