Estudantes da rede estadual voltaram às aulas nesta segunda

Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

Mais de 912 mil estudantes da rede estadual de ensino voltaram às aulas, nesta segunda-feira (4), após o recesso junino. Entre os estudantes, o clima era de reencontro com os colegas. Para dinamizar o ambiente escolar nos próximos meses, professores e alunos já se mobilizam para as seletivas dos projetos de arte, esporte, cultura, feiras de Ciências e de Matemática e de Educação Profissional. Para os estudantes do ensino médio, em especial para os do 3º ano, as atenções se voltam para os conteúdos e preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O ano letivo segue até 22 de dezembro.

No Colégio Estadual Costa e Silva, no bairro da Ribeira, em Salvador, os estudantes dialogavam sobre as metas e planos de estudo. Luan Anunciação, 17 anos, 3º ano, contou que, neste semestre, o seu maior desafio é intensificar o estudo das disciplinas que tem mais dificuldade: Química e Física. “Estou muito focado. A volta às aulas significa, para mim, o retorno aos estudos para que possa realizar o meu desejo profissional de passar em um concurso para seguir a carreira militar”.  Itamara da Conceição, 18 anos, 2º ano, também está focada. “Meu sonho é entrar em uma faculdade de Enfermagem e tenho consciência de que, para torná-lo realidade, preciso me dedicar bastante para adquirir conhecimentos, principalmente em Matemática, a disciplina que tenho mais dificuldade”.

O professor de História, Robson Faria, ressaltou que os projetos interdisciplinares que serão realizados ao longo do semestre se propõem a estimular o aluno a desenvolver o senso crítico, baseado na leitura e interpretação. “Um deles é o projeto interdisciplinar ‘Obras literárias – uma leitura fiel’, através do qual cada professor contextualiza o conteúdo à sua disciplina, estimulando nos estudantes à construção do conhecimento de uma forma integrada”, afirma.

Incentivo à leitura
No Colégio Estadual Pedro Calmon, no bairro da Boca do Rio, em Salvador, o projeto de incentivo à leitura também terá atenção especial, segundo afirma a articuladora da Educação Integral e professora de Língua Portuguesa, Marta Leal. “Estamos desenvolvendo o projeto Agregar, que visa a conscientização e valorização humanas, e a Feira de Ciências da escola, que este ano deverá tratar sobre a água e a energia. Estamos muito motivados no sentido de dinamizar, ainda mais, o ambiente escolar”, revela a educadora, destacando a reativação do Grêmio Escolar como outra meta para o segundo semestre letivo.

Os estudantes do Colégio Estadual Pedro Calmon, estão animados. “Estou tão emocionada em rever as amigas e me reencontrar com os professores. Neste semestre, quero estudar ainda mais”, comenta a estudante Gisele Cerqueira, 12 anos, 6º série durante conversa com a colega Maiara Lima, 13 anos, 7ª série.

Interior
No Colégio Estadual Polivalente de Itambé, no município de Itambé, o diretor José Souza Viana disse que a unidade aderiu a todos os projetos estruturantes de arte, esporte, cultura e ciências e realizará projetos de integração família-escola. “Também, em agosto, vamos realizar a nossa Feira de Ciências e a Mostra de Alimentos, com os alunos da Educação Profissional”. A estudante Bruna dos Santos Nazaré, 15 anos, 1º ano, contou que a sua expectativa é positiva: “Amo os projetos desenvolvidos pela escola e, neste semestre, quero me envolver mais com eles porque ajudam no nosso aprendizado escolar”.

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia está trabalhando para garantir a normalidade das aulas neste momento de contratação das novas empresas prestadoras de serviço, que agora estarão em conformidade com a Lei Anticalote.