Estudantes da rede estadual vivenciam experiências como jovens embaixadores nos Estados Unidos



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Estas últimas semanas do mês de janeiro estão sendo de novas experiências e aprendizagens para os quatros estudantes da rede estadual de ensino que estão nos Estados Unidos participando do intercâmbio cultural através do Programa Jovens Embaixadores 2018. Eles integram o grupo de 50 jovens de escolas públicas do Brasil selecionados pelo programa para vivenciarem a rotina de jovens embaixadores participando de diferentes atividades. O intercâmbio iniciado no dia 12 de janeiro será concluído no dia 4 de fevereiro, com o retorno dos estudantes ao Brasil.
Isaías Sales, 17 anos, Lucca Lucciola Cassola,17, ambos do Colégio Estadual Raphael Serravalle, Pedro José Ferreira, 17, do Colégio Estadual Thales de Azevedo, em Salvador, e Juan Carlos da Silva,16, do Colégio Estadual Vilobaldo Campos, da cidade de Boquira (651 Km da capital), no Centro Sul do Estado, já passaram pela capital dos EUA, Washington, e, agora, em grupos, embarcarão para diferentes cidades americanas, onde ficarão hospedados em casas de famílias voluntárias para se interagirem.

Os jovens participarão de reuniões com autoridades do governo dos EUA, líderes de ONGs, visitarão escolas e projetos sociais, participarão de atividades de voluntariado e, como representantes da juventude brasileira nos EUA, farão apresentações sobre o Brasil, sua cultura e seu povo. No final da viagem, eles apresentarão um plano de ação na área de justiça social e voluntariado que será implementado em suas comunidades após o retorno ao Brasil.

O estudante Pedro José Ferreira conta que está aproveitando ao máximo a viagem para conhecer um pouco sobre a cultura do país. “O programa Jovens Embaixadores tem sido uma oportunidade incrível para mim. Através desse intercâmbio cultural e sua imersão na comunidade estadunidense eu estou tendo a chance de vislumbrar minha realidade de um outro ponto de vista. O programa possui um apelo extremamente social. Portanto, estar em contato com distintas atividades voluntárias - que atuam positivamente em suas regiões - me faz pensar e idealizar projetos úteis que podem ser aplicados em minha comunidade. Sou muito grato por fazer parte dessa experiência. Isso só me inspira para continuar melhorando quem eu sou e aqueles ao meu redor”, revela, entusiasmado.

Sobre a rotina de atividades ele informa que, em Washington, conheceu o centro de conferência estudantil 4-H e participou de uma passeata em comemoração ao Dia de Martin Luther King juntamente com todos os 50 jovens embaixadores. Hoje (19), ele embarcou em um voo para a cidade de Reno, no estado de Nevada. “Iremos participar de imersões na cultura americana visitando alguns pontos turísticos, indo às escolas, conhecendo os trabalhos sociais que eles fazem na região e aprendendo sobre os costumes locais. Iremos apresentar sobre o Brasil, e nossas respectivas cidades também”, completa.

Juan Carlos acredita que a experiência no país estrangeiro abrirá novos caminhos na sua vida. “Estou muito feliz. Acho que o Programa Jovens Embaixadores vai abrir muitas portas, dar um peso positivo no meu currículo e me dar várias oportunidades. Até já recebi convites para falar sobre o programa em escolas daqui da cidade e de municípios vizinhos”, conta o estudante. Já Isaías Sales, que dá aulas de Inglês de forma voluntária em sua escola diz que: “Nesse Intercâmbio, quero aprender mais como dar continuidade ao meu trabalho e ensinar a outros jovens a fazer o mesmo que eu”, declara.

O programa
Criado em 2002, por iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, desenvolvida em parceria com o Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed), o Ministério da Educação (MEC), o Programa Jovens Embaixadores busca valorizar estudantes brasileiros da rede pública de ensino, que sejam exemplos em suas comunidades por sua liderança, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa. 
 

Notícias Relacionadas