Estudantes da rede estadual revisam conteúdos de Biologia pelo projeto ENEM 100%

Palavras-chave:

Biologia foi o foco do aulão virtual desta sexta-feira (20), dentro do projeto ENEM 100%, promovido pela Secretaria da Educação do Estado. Os conteúdos revisitados pela professora da rede estadual de ensino, Carlena Azevedo, foram acompanhados pelos estudantes que estão se preparando para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Com transmissão na página do Youtube "Educação Bahia", a iniciativa visa auxiliar os candidatos na preparação para o ENEM 2020, cujas provas, na versão impressa, serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e, na versão digital, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Quem quiser conferir a playlist das lives já realizadas, acesse: https://bit.ly/3252wft.

Vírus e viroses humanas foram os assuntos abordados na aula desta sexta. “São temáticas extremamente atuais, por conta da pandemia do Coronavírus e, possivelmente, estará presente na próxima avaliação do ENEM”, destacou a professora Carlena. A educadora orienta que os estudantes precisam, além de estar ligados em tudo que está acontecendo no mundo,  deverão dominar os principais conteúdos da prova de Biologia. “Minha dica é que os alunos foquem nos conteúdos que caem com mais frequência, que os chamo de  'top 5 do ENEM': estudo dos seres vivos, Fisiologia Humana, Genética, Citologia e Ecologia e questões ambientais, este último é o queridinho do ENEM”, enumera,, destacando que assistir aos aulões de revisão para o ENEM são importantes nesta reta final.

Fernanda Moreira, 30, estudante do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), do Colégio Estadual José Dantas de Souza, em Heliópolis, está empenhada nos estudos para conquistar uma vaga no Ensino Superior para o curso de Zootecnia. “Gosto muito do projeto ENEM 100%, porque as aulas têm me estimulado a estudar nesse tempo de pandemia. E o interessante é que esses aulões ficam salvos no Youtube e aí posso assistir ou rever na hora que eu quiser. Esta iniciativa tem ajudado também muito a pessoas como eu, que tem filhos para cuidar e voltou a estudar para ter uma melhora de vida”, conta Fernanda.

Conteúdos preparatórios – Os aulões virtuais acontecem todas às terças e sextas-feiras, das 16 às 17h, e prosseguem até 15 de janeiro de 2021, envolvendo diferentes componentes curriculares, e fazem parte de uma série de atividades lançada pela SEC para fortalecer a aprendizagem dos estudantes que irão prestar o ENEM. No Portal da Educação, há também uma apostila por aula e a programação das próximas aulas que serão realizadas. Ainda no portal, o estudante tem acesso a conteúdos preparatórios por meio do projeto Universidade para Todos - Estude em Casa, desenvolvido em parceria com as universidades estaduais (UNEB, UEFS, UESC e UESB).

Outra ferramenta de estudos oferecida pela SEC é a Plataforma Anísio Teixeira, que contém mais de 10 mil conteúdos digitais educacionais e aulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), tendo recebido o aporte de conteúdos construídos com as 12 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas na Bahia: (UNEB, UEFS, UESB, UESC, UFBA, UFOB, UFRB, UNILAB, UFSB, UNIVASF, IFBAIANO E IFBA. Os estudantes também podem complementar a preparação para o exame com o "Estude em casa", programa exibido em parceria com o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, através da TVE, sempre às 13h e às 15h. Além disso, a emissora leva ao ar o programa "Hora do ENEM", exibido de segunda a sexta, às 18h.

Notícias Relacionadas