Estudantes da rede estadual resgatam e valorizam tradições nordestinas

Quem passa pela fachada do Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, localizado na Caixa D'água, em Salvador, já sente o clima junino, que toma conta do espaço. Da entrada ao interior da escola, uma série de objetos decorativos dão conta de uma herança rural nordestina, e lembram ao visitante que o São João está chegando. O cenário, preparado por estudantes, professores, funcionários e gestores do Centro, será o palco da festa junina da escola, que acontece na quarta-feira (11/6), às 14h, com o tema: Juventude, consciência e autoestima.

De acordo com o diretor da unidade, Gedean Ribeiro do Nascimento, os preparativos da festa começaram antes mesmo do ano letivo, e contam com o envolvimento de toda a comunidade. “A festa começa a ser planejada na semana pedagógica, e em seguida, os professores dão início às produções em nossas oficinas. Seja na área de música, dança, culinária ou artes visuais, todos participam, inclusive a comunidade, que contribui com a decoração da rua e da fachada da escola”, revela o gestor. “O São João para nós, nordestinos, é o momento de brindar a nossa cultura, então precisamos festejar”, acrescenta.

O resultado do trabalho está exposto em espantalhos, casas cenográficas, imagens de São João, oratórios, fogueiras e outros objetos confeccionados em sala de aula. “Antes da produção, mobilizamos os estudantes para que eles tivessem consciência da importância dessa festa para a nossa cultura. E, assim, definimos o que poderíamos fazer, conhecendo, também, a origem dos objetos e das tradições”, conta a professora de artes plásticas, Maria Tereza do Nascimento Araújo.

Para a estudante do 5º ano do ensino fundamental, no Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Classe II, Liliane do Espírito Santo dos Santos, 11 anos, passar pelos corredores decorados da Escola Parque é um orgulho. “Fico muito feliz, não só porque a gente aprendeu muito sobre o São João, mas porque eu passo por aqui e vejo coisas que eu fiz”, declara a estudante, que participa das oficinas de biscuit, confeitaria e cartonagem.

O sentimento é parecido com o da sua colega de classe, Beatriz Bispo dos Santos, 12 anos, que reconhece, na escola, a festa que acontece também no seu bairro. “Na aula de confeitaria, a professora ensinou pra gente quais eram as comidas típicas,  muitas eu já sabia, porque a gente também faz no meu bairro, como o amendoim, o bolo de carimã e o milho. Eu adoro o São João porque é uma festa muito alegre”, frisou a estudante.

Programação – A programação da festa, que acontece na próxima quarta-feira (11/6), inclui apresentações de dança, do coral da escola, com música de Luiz Gonzaga, concurso para seleção do Rei e da Rainha do São João, barraquinhas com comidas típicas, pescaria, correio eletrônico da amizade, quadrilha e, ainda, a apresentação de uma banda de forró, liderada por um dos professores da escola.

Notícias Relacionadas