Estudantes da rede estadual participam de simulados preparatórios para o ENEM

Palavras-chave:
Os estudantes da rede estadual de ensino da capital e interior do Estado estão participando de simulados preparatórios paras as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, que serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, em todo o Brasil. A iniciativa tem o objetivo de testar os conhecimentos dos estudantes fazendo com que eles se familiarizem com o estilo das provas e aprendam a administrar o tempo para resolverem as questões de forma mais eficaz. 
 
O Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, localizado no bairro de Cajazeiras, em Salvador, realizou, nesta sexta-feira (6), o primeiro dia do simulado, no qual os estudantes responderam questões das disciplinas de Linguagens e Humanas, além da Redação. As demais provas de Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias serão aplicadas no dia 16 de setembro, às 8h. 
 
Segundo a diretora do colégio, Firmina Viterbo, o simulado é realizado nos mesmos moldes do ENEM, desde a abertura e fechamento dos portões, realização das provas, publicação de gabaritos e correção. “Eles têm cinco horas e meia para responderem as 90 questões das provas, que possuem o mesmo padrão do ENEM, além da redação. Desta forma, eles se sentirão mais preparados e menos ansiosos nos dias das provas pelo fato de já sentirem, na prática, como funciona todo o processo”, comentou a gestora, que também informou que, a partir do dia 14 de setembro, serão realizados aulões do ENEM, todo sábado, até o mês de novembro. 
 
Esta é a segunda vez que Juliana de Souza, 18, 3º ano, do Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, participa do simulado. “Vou fazer o ENEM pela primeira vez este ano e, pela experiência que venho tendo nos simulados, acredito que estarei menos nervosa nos dias das provas, pois me sinto mais preparada com a estrutura das provas e com o tempo que terei para resolver cada questão”, revelou a estudante.
 
Em Vitória da Conquista (436 km de Salvador), hoje foi o último dia do simulado do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Adélia Teixeira (CEEP). A semana foi intensa para os estudantes que, desde terça-feira (3), responderam provas de diferentes áreas do conhecimento. Para a estudante Stella Lacerda, 18, 3° ano, que vai fazer o ENEM pela primeira vez, a realização do simulado é um diferencial na preparação para o exame. “As questões do simulado estimula o nosso raciocínio e ter esse tipo de atividade na nossa escola é muito bom para o nosso aprendizado.  
 
Na próxima segunda-feira (10), acontece o aulão do ENEM do Colégio Estadual Pedro Falconeri Rios, localizado em Pé de Serra. A atividade preparatória acontece a partir das 13h, no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Pé de Serra.  
 

Notícias Relacionadas