Estudantes da rede estadual participam da Etapa Polo dos Jogos Escolares, em Morro do Chapéu

Palavras-chave:
Foto: Divulgação
Mais de 400 estudantes de oito unidades escolares dos municípios de Utinga, Bonito, Andaraí, Wagner, Morro do Chapéu e Nova Redenção, pertencentes ao Núcleo do Território Chapada Diamantina (NTE 3), participaram, nesta sexta-feira (24), em Morro do Chapéu, da Etapa Polo Morro do Chapéu dos Jogos Escolares da Bahia (JEB). Essa fase é classificatória para a Etapa Territorial, que acontecerá no início do mês de dezembro, em Seabra. 
 
A cerimônia de abertura aconteceu no Centro Estadual de Educação Profissional (Cetep) da Chapada Diamantina II. As competições das modalidades Vôlei de Quadra, Basquete 3x3, Baleado, Xadrez, Dama e Dominó foram realizadas no Colégio Estadual Teotônio Marques dourado Filho. Já as partidas de Futsal Masculino aconteceram na Escola Municipal Adalberto Pereira; de Futsal Feminino, na quadra coberta da Caixa D'água; e de Vôlei de Areia e Fut7 (Society), no Centro de Treinamento dos Boleiros. Além disso, foram realizadas oficinas de boxe, dança e jiu-jitsu.  
 
O estudante Wendel Pires, 17, que faz o curso técnico em Administração, no Cetep Chapada Diamantina II, competiu na modalidade Fut7 (Society), na categoria Sub17.  “É muito importante competir nos JEB, pois o esporte representa tudo para mim, já que desde criança que eu jogo e pretendo seguir na carreira esportiva”, disse, entusiasmado. Também do Cetep, o estudante Luiz Roberto Dourado, 16, do mesmo curso, conquistou o primeiro lugar na modalidade Xadrez e se classificou para a Etapa Territorial. "Eu jogo xadrez desde pequeno, mas eu só comecei a estudar e a jogar sério na pandemia. Eu pratico xadrez por plataformas virtuais", afirmou. 
 
A professora de Educação Física, Lidiane Gonçalves, do Cetep Chapada Diamantina II, ressaltou a importância da prática esportiva para os estudantes. “O esporte é transformador na vida dos estudantes atletas. Os jogos escolares vão além de uma prática esportiva, pois estimulam o trabalho em equipe, a disciplina e os desafios durantes os jogos. Além disso, proporcionam a socialização através do lúdico e, também, trabalham as habilidades, a coordenação motora e o cognitivo”. 
 
Sobre os JEB - A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), visa trabalhar a cultura corporal nas instituições que integram a rede estadual de ensino, promovendo não só a prática do esporte como também inclusão, cooperação, integração e fortalecimento da cultura da paz entre as comunidades escolares.

Notícias Relacionadas