Estudantes da rede estadual ganham reforço nos estudos para o ENEM por meio da plataforma Geekie Games

Palavras-chave:

Estudantes da rede estadual da Bahia poderão incrementar seus estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir do Geekie Games, uma plataforma gratuita, de aprendizado adaptativo, credenciada pelo Ministério da Educação. Nessa terça-feira (8/7), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), a iniciativa foi apresentada em videoconferência a gestores das Diretorias Regionais de Educação (Direc) e representantes de unidades escolares de todo o Estado, pelo gerente de Relações Institucionais da empresa Geekie, Eric Hanai.

A parceria firmada entre a Secretaria da Educação do Estado e a Geekie dará, aos cerca de 550 mil estudantes da rede estadual beneficiados, o acesso à ferramenta, e, como se trata de uma plataforma de aprendizado adaptativa, a Geekie irá atender de forma personalizada a cada perfil de estudante. Todos os conteúdos exigidos na prova do Enem serão contemplados pelo Geekie Games. Cada aluno terá acesso à ferramenta por meio do endereço www.educacao.ba.gov.br/revisaoenem.

Fonte: Claudionor Jr. Ascom/Educação

Com a iniciativa, o estudante faz uma avaliação diagnóstica e recebe um plano de estudos personalizado baseado em seu perfil de aprendizado e sua proficiência. Por meio de aulas disponíveis na própria plataforma, o aluno pode ir completando seu plano de estudos, e cada passo que o estudante der na plataforma será registrado. À medida que ele vai avançando, o programa se ajusta às suas necessidades.

“Essa ferramenta terá uma importância fundamental no fortalecimento das estratégias de aprendizado dos estudantes do ensino médio, potencializando as ações do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio na Bahia no que diz respeito à sua formação humana integral”, destacou Teresa Cristina, da coordenação do Pacto na Bahia.

Durante o projeto, o aluno pode, ainda, realizar simulados que utilizam a TRI (Teoria de Resposta ao Item), a mesma metodologia utilizada no Enem. “Assim, a nota que o aluno obtém se aproxima muito à que ele tiraria no exame, permitindo uma previsão de seu desempenho”, pontuou o gerente Eric Hanai. A solução possibilita, também, que professores e gestores da rede pública acompanhem, em tempo real e gratuitamente, o desempenho e evolução dos seus alunos. Além disso, eles também poderão intervir no processo de aprendizagem sugerindo conteúdos e atividades.

 

Notícias Relacionadas