Estudantes da rede estadual de Trancoso lançam coletânea literária com produções textuais

Palavras-chave:
Os estudantes do Colégio Estadual de Trancoso, localizado no distrito de Trancoso, em Porto Seguro, lançam, neste sábado (4), às 14h, na Casa das Flores, a coletânea literária “Um tempo sem fim...Ilações”. O evento, intitulado “Chá literário”, contará com apresentação musical, além de leituras de textos como crônicas, contos, memórias e poemas produzidos pelos estudantes contidos na coletânea.
 
Segundo a professora de Língua Portuguesa recém-aposentada e idealizadora do trabalho, Gislene Camargo, a produção da coletânea iniciada em 2020 foi suspensa devido à pandemia do novo Coronavírus e retomada este ano. “Ela traz as reflexões, sonhos e desabafos de nosso alunado em textos produzidos durante as atividades pedagógicas no momento em que foi exigido de todos força e coragem para, entre perdas, solidão, medo da morte, necessidade de sobreviver e aprender, fazer da vida um recomeço esperançoso com uma pitada de criatividade e poesia. Esse foi mais um presente que favoreceu a interação e a colaboração entre as pessoas, aprendendo juntos a vencer os desafios dessa caminhada de aprendizagens e conquistas”, disse a educadora.
 
A estudante Calyandra Moreira, 19, 3º ano, falou de que forma o projeto impactou no seu aprendizado. “Eu me sinto lisonjeada por ter tido a oportunidade de participar da coletânea, pois é um projeto maravilhoso que tem como propósito apresentar Trancoso através de um olhar poético.  Foi uma experiência incrível, que me proporcionou muito aprendizado, principalmente sobre a importância de me arriscar em novas jornadas”.
 
Quem também participou da coletânea foi a estudante Gabrielle Almeida, 17, 3º ano. “Ter participado da criação do livro foi uma experiência memorável. Levo recordações dos sentimentos que tive na confecção de cada texto e espero que as pessoas possam aproveitar a leitura e que se sintam inspiradas para insistir em seus dons, confiantes no aprimoramento de suas habilidades”, comentou.

Notícias Relacionadas