Estudantes da rede estadual de Salvador desfilam em homenagem ao Dois de Julho

Estudantes da rede estadual participam do desfile de Dois de Julho, na quinta-feira, em homenagem aos 191 anos de Independência da Bahia. Neste ano, dez escolas estaduais de Salvador vão participar do cortejo, com suas fanfarras e pelotão coreográfico. As escolas participam dos desfiles que seguem da Lapinha à Praça Castro Alves, a partir das 8h, e da Praça Castro Alves à Lapinha, às 13h. Participam do ato, colégios dos bairros da Liberdade, Pernambués, Cajazeiras, São Tomé de Paripe, Imbuí, São Caetano e Centro.

Entre as escolas que vão às ruas com sua fanfarra, está o Colégio Estadual Ypiranga, localizado no Largo 2 de Julho. “Nós vamos apresentar um repertório diversificado e eclético, com Música Popular Brasileira. Estamos com uma banda completa, com 65 estudantes e aperfeiçoamos a apresentação, trocando, por exemplo, as cornetas pelo trompete e trombone”, disse Neijivan Nascimento, regente da fanfarra da unidade escolar, acrescentando a importância do envolvimento nas fanfarras para a formação do aluno. “A fanfarra possibilita desenvolver a psicomotricidade, o raciocínio lógico, a dicção e noções de trabalho coletivo”, completou.
 

"É um momento muito importante que participamos ao lado de nossos colegas. Ficamos mais unidos"

Rafaela Amorim, 14 anos, estudante do 7º ano do Colégio Estadual Ypiranga não esconde a ansiedade pelo desfile. “É um momento muito importante que participamos ao lado de nossos colegas. Ficamos mais unidos. Gosto muito de dança e estamos preparando uma apresentação especial”, disse a aluna, que participa do pelotão coreográfico.

O Colégio Estadual Kleber Pacheco, localizado no bairro de Pernambués, também vai participar do desfile. O regente do grupo, Gledson da Silva, trabalha há nove anos com a fanfarra da escola, que reúne cerca de 50 estudantes. “Trabalhamos com o aprimoramento musical destes jovens, mas também com a socialização deles, que passam a ter contatos com outros grupos. E muitos continuam o trabalho com a música após a conclusão dos estudos”, declarou.
 
Escolas participantes

- Manhã
Colégio Estadual Duque de Caxias (Liberdade)
Centro Estadual de Educação Profissional Luis Navarro de Brito (Soledade)
Colégio Estadual Professor Rômulo Almeida (Imbuí)
Colégio Estadual Professor Carlos Alberto Cerqueira (São Caetano)
Colégio Estadual Ana Bernardes (Cajazeiras)
 
- Tarde
Colégio Estadual Ypiranga (Largo 2 de Julho)
Colégio Estadual Kleber Pacheco (Pernambués)
Colégio Estadual João Caribé (São Tomé de Paripe)
Colégio Estadual Professor Carlos Barros (Paripe)
Colégio Estadual Professor Edilson Souto Freire (Dias D´Ávila)

Notícias Relacionadas