Estudantes da rede estadual de Ilhéus participam de mostra em São Paulo e do Encontro de Jovens Cientistas em Salvador

Estudantes dos cursos técnicos em Logística e Eletromecânica, do Centro Estadual de Educação Profissional em Logística, Transporte e Produção Industrial (Ceep), localizado em Ilhéus, participaram, na última sexta-feira (26/09), do IV Mostra de Trabalhos de Cursos Técnicos, promovida pelo Colégio Técnico de Campinas, da Universidade de Campinas (Cotuca/Unicamp), em São Paulo.
 
Os alunos da rede estadual apresentaram um projeto inovador de controle logístico, que beneficia a gestão de estoque com a redução de custos e tempo dos profissionais dos setores de armazenamento de produtos.  Este mesmo projeto será apresentado na 5ª edição do Encontro de Jovens Cientistas, que tem início nesta terça-feira (30/9) e prossegue até sexta-feira (dia 3/10), no Campus Universitário de Ondina, da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Salvador.
 
Para confeccionar o experimento, os estudantes  desenvolveram  o software  denominado de “Mia Intelligent Control Stock”, que, por meio de comando de voz, viabiliza o gerenciamento do controle de estoque eficiente na busca rápida e precisa dos produtos das empresas. A ferramenta também oportuniza o gerenciamento dos cadastros de produtos, fornecedores, usuários, controle de estoque e relatórios.
 
O professor Cristiano José Guedes da Cunha, um dos orientadores do projeto, fala sobre a ferramenta. “Utilizamos um computador, no qual somente pessoas autorizadas possuem a senha de acesso. O usuário faz a solicitação por meio da descrição do produto utilizando fone Bluetooth estéreo. Com o software, é enviado a localização exata do produto solicitado, otimizando o tempo de procura”.
 
Além da criação do software, os estudantes também formataram o layout do estoque para minimizar investimentos em equipamentos. “Utilizando o espaço existente da forma mais eficiente possível, oportunizamos ao operador um posto de trabalho seguro e confortável, com flexibilidade nas operações, diminuição de custo de tratamento e redução dos vários tipos de equipamentos de tratamento do material, além de melhorar o processo de produção e estrutura da empresa”, explicou Jonathan David Farias Oliveira, estudante do curso técnico em Eletromecânica, um dos envolvidos na pesquisa.

Notícias Relacionadas