Estudantes da rede estadual chegam à Itaipava Arena Fonte Nova para o 3º Encontro Estudantil Todos pela Escola

Centenas de estudantes da rede estadual, vindos de todas as regiões do Estado, já ocupam a Itaipava Arena Fonte Nova, em Salvador. Os jovens realizam os últimos preparativos para o 3º Encontro Estudantil Todos pela Escola: ciência, arte, esporte e cultura, iniciativa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, que acontece de 28 a 30 de outubro. Os alunos irão expor projetos desenvolvidos durante todo o ano letivo de 2014 nas escolas estaduais. A abertura acontece nesta terça-feira (28/10), no Salão das Artes (Nível 6), às 9h, com a presença do governador do Estado, Jaques Wagner, do secretário da Educação, Osvaldo Barreto, entre outras autoridades. Confira a programação completa no endereço encontroestudantil.educacao.ba.gov.br.
 
Milena Sena, 15 anos, estudante do 1º ano do ensino médio do Colégio Luis Eduardo Magalhães, no município de Fátima, estava no local entusiasmada, nesta segunda-feira (27/10). Ela diz que é a primeira vez que vem à capital, e que está sendo uma experiência enriquecedora a possibilidade de apresentar o Destilador de Aromas, produzido com material reciclado, a exemplo de garrafa pet e restos de madeira. “Estar aqui é muito divertido. É uma oportunidade, também, de conhecer novas pessoas e fomentar meus conhecimentos”, disse a aluna.

Fotos: Marvin Kennedy Ascom/Educação

O  estudante Gelsimário Couto, 15 anos, da etnia pataxó, na Aldeia Pé do Monte, no Parque Nacional Monte Pascoal, também está pela primeira vez em Salvador. Estudante do 1º ano do Colégio Estadual Inácio Tosta Filho, em Itamaraju, ele vai apresentar um projeto que mostra a importância da pintura corporal para o seu povo. Por meio das pinturas, os povos indígenas transmitem informações que dizem respeito à idade, ao sexo e ao estado civil daqueles que são pintados. “É muito importante estar aqui para mostrar um pouco da nossa cultura. A pintura é uma forma de linguagem para nós. E é importante passar isso para outras pessoas”, afirmou o aluno.
 
Professora de Gelsimário, Elenice Oliveira destaca que o encontro valoriza a pesquisa e provoca estímulo entre estudantes e professores no desenvolvimento de projetos nas escolas. “Esse Encontro é muito importante, pois incentiva o trabalho dos alunos e professores. É uma satisfação muito grande estar aqui para mostrar que, na escola, existe pesquisa, diálogo e fundamentação. A iniciativa também revela que o potencial da escola pública é muito grande, só depende dos alunos se interessarem e dos professores, para que eles possam avançar.
 
Criação estudantil – O 3º Encontro Estudantil Todos pela Escola revela as experiências criativas estudantis e reflete as políticas públicas implementadas pelo Governo do Estado da Bahia, nos últimos oito anos, que contribuem para uma escola mais dinâmica, marcando um novo ciclo da educação na rede. Durante estes três dias, o principal palco do futebol da Bahia abre espaço para a música, as artes visuais, a literatura, o cinema, o patrimônio, os esportes, a dança, as ciências, a matemática, a educação profissional, educação de jovens e adultos, entre muitas outras ações formativas e educativas, por meio de projetos estruturantes desenvolvidos nos contextos escolares.
 
O Encontro envolverá o Festival Anual da Canção Estudantil, com a apresentação das 15 canções selecionadas, 99 obras do projeto Artes Visuais Estudantis (AVE), 33 obras do projeto Tempos de Arte Literária (TAL), 33 álbuns do Educação Patrimonial e Artística (EPA), 15 curtas do Produção de Vídeos Estudantis (Prove), 11 apresentações na 1ª Mostra de Dança Estudantil, 240 projetos na 4ª Feira de Ciência e Matemática da Bahia, a 1ª Mostra da Educação Profissional da Bahia, exposição do Todos pela Alfabetização (Topa), além do festival de judô, xadrez, capoeira e finais do futsal, basquete e vôlei, dos Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp).  Contará, também, com uma tenda digital, além de Simulador de Voo e da Caixa Preta, do Centro Juvenil de Ciência e Cultura.
 
Com exceção da final do Face, o Encontro é aberto ao público e gratuito. O Face acontecerá no dia 30/10, a partir das 18h, com uma apresentação especial, para os estudantes, do cantor Saulo Fernandes.

Notícias Relacionadas