Estudantes da rede estadual celebram o Novembro Negro com atividades temáticas em Brejões

Comemorado no dia 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra contará com uma programação especial no Colégio Estadual Ana Lúcia Castelo Branco, no município de Brejões. Intitulado Africamos, o projeto, que foi desenvolvido durante o ano letivo, sairá das salas de aula para o pátio da unidade escolar. Nesta terça (19/11) e quarta-feira (20/11), acontecem apresentações culturais envolvendo a temática Afrodescendência, Identidade e Educação. Mais de 140 alunos participam das atividades, buscando reviver aspectos da ancestralidade, estética e costumes africanos, além de relembrar movimentos da resistência negra presentes na história. O evento é aberto a toda comunidade escolar.

Experiências exitosas

Para chegar ao resultado final, os professores fizeram debates e utilizaram a africanidade presente na cultura baiana e afro-brasileira. “Procurei fazer o trabalho de motivação interna com os estudantes. A nossa ideia é, justamente, fazer com que eles tenham mais conhecimento da ancestralidade, fortalecendo o processo de identidade. Todos estão muito empolgados e contentes por fazer parte desta iniciativa”, disse Sueli Moura da Silva, professora de história e coordenadora da atividade na escola.

O estudante do 1º ano, Bruno Almeida, explica que seu grupo fará a apresentação de dança. “Participamos de discussões em sala de aula, trabalhando o assunto africanidade juntamente com a música. Essa mistura (música e teoria) atrai mais e nos faz aprender melhor. A experiência tem sido boa. A didática tem ajudado a compreender melhor o tema, que acaba ficando mais fácil”, afirmou

As atividades começam na terça-feira (19/11), às 15h, com a apresentação Sorriso Negro, interpretada por estudantes do 2º ano. Em seguida, os visitantes vão poder assistir à I Mostra Cultural Ancestralidade, Religiosidade e Sincretismo Religioso e à mostra que traz elementos da culinária africana. A partir das 16h, acontece a palestra Afrodescendência e Identidade. O dia será encerrado com a apresentação cultural Faraó e Divindade do Egito, além de uma roda de capoeira e de hip hop.

Na quarta-feira, o evento contará com a participação do grupo de percussão do Colégio Estadual Edivaldo Boaventura e seguirá com apresentação cultural do 1º ano, que trará a temática Akenaton e Nefertit: Casal Solar. Já a turma do 2º ano trará a III Mostra Cultural Arte, Dança e Música Negra e a IV Mostra com o tema Estética Negra, Personalidades e Resistência. Os alunos do 3º ano encerram as apresentações culturais com a Ciranda de Panelas.

Desfile Afro – O ápice do evento fica por conta do desfile afro, que traz, para o Novembro Negro, personagens antepassados, como reis africanos, passando por figuras brasileiras que retratam a miscigenação, até personagens contemporâneos e religiosos, como os orixás. Personagens de reinos africanos como Rei Ganga Zumba, o primeiro líder do Quilombo dos Palmares, antecessor de Zumbi, além da rainha Nzinga, que foi rainha do povo Bundos, um grupo do povo Bantu, que hoje pertence à República de Angola, são algumas das figuras que serão apresentadas no desfile. Da cultura afro-brasileira, o desfile traz personagens como o malandro do morro, o timbaleiro e a baiana.

Notícias Relacionadas