Estudantes da rede estadual celebram o Dia da Consciência Negra

Celebrado oficialmente nesta quarta-feira (20/11), o Dia da Consciência Negra é uma data dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data coincide com a morte do herói negro Zumbi dos Palmares, em 1695, e busca lembrar a resistência do povo negro à escravidão. Na Bahia, uma série de atividades vem sendo realizadas pelas escolas da rede estadual de educação, a fim de marcar a data e inserir os estudantes na discussão sobre a valorização, o respeito e o reconhecimento do negro no País.

Visite a nossa página do Novembro Negro

No município de Ubaitaba, a 380 km de Salvador, o Colégio Estadual Otacílio Manoel Gomes comemora a data há 12 anos. Em 2013, os estudantes do ensino médio realizarão uma grande comemoração, nos dias 20 e 21 de novembro, com o tema “África: Culturas e Crenças”. Sob a orientação dos professores das áreas de humanas e linguagem, cada turma vai representar um país africano ou afrodescendente, destacando os seus aspectos culturais.

“Participo da Semana da Consciência Negra há três anos, e o interessante é ver a evolução da escola e das nossas pesquisas sobre o tema. Essa ação ajuda a conscientizar os estudantes, principalmente porque ainda existe preconceito”, observa o estudante do 3º ano do ensino médio, Gilberto Anselmo Santos Pereira Júnior, 18 anos. De acordo com a sua colega, Beatriz Oliveira Souza, 16 anos, 3º ano do ensino médio, os resultados da ação extrapolam os muros da escola. “Nós servimos de exemplo para a nossa comunidade, e isso ajuda a conscientizar”.

A professora de geografia, Iólene Almenida, que coordena a atividade, ressalta a importância da ação. “O projeto já faz parte do calendário escolar. Hoje, não temos problemas com preconceito dentro da escola, e isso é reflexo do trabalho que realizamos”, avalia.

Outras comemorações – Também nesta quarta-feira (20/11), acontece a comemoração do Colégio Estadual Landulfo Alves, no bairro São Joaquim, em Salvador. Na unidade escolar, os estudantes irão celebrar a cultura de matriz africana com uma extensa programação cultural nos turnos matutino e vespertino. Capoeira, danças dos orixás, maculelê, comidas típicas produzidas pelos próprios alunos e outras atividades integrarão o evento intitulado “Cultura dos Afrodescendentes”.

Ao longo do mês de novembro, diversas escolas estaduais em todo o território baiano realizarão atividades pedagógicas, artísticas e culturais para celebrar o Dia da Consciência Negra.

Notícias Relacionadas