Estudantes da Escola Ocridalina Madureira participam de oficina para reaproveitamento de alimentos

Como parte do projeto Ressignificando a Aprendizagem, uma parceria entre a Secretaria da Educação do Estado da Bahia e a Fundação Roberto Marinho, a Escola Ocridalina Madureira, no bairro de Massaranduba, em Salvador, realizou, nesta sexta-feira (07/11), uma Oficina de Gastronomia. A ação, que faz parte da disciplina Segurança Alimentar e Nutricional, teve o objetivo de apresentar aos estudantes receitas saudáveis e provenientes do reaproveitamento de alimentos.
 
A professora e mediadora do projeto, Monique Porciuncula, ressaltou a importância do trabalho. “Essa ação contribui para que os estudantes possam aprender a se alimentar bem com parte de alimentos até então pouco aproveitadas, ou mesmo por meio da produção de novos pratos por meio de sobras”, explica. Monique ainda destaca como essa aprendizagem pode ajudar na economia das famílias, e contribuir para o meio ambiente. “Eles estão aprendendo para serem multiplicadores, pois, com essa prática, podem diminuir os desperdícios”, esclarece.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação
Entre as receitas, está o Quibe de Soja, o Patê de Talos e a Cocada da Casca da Melancia. “A ideia é ensinar receitas que os alunos não tenham oportunidade de acesso facilmente, além de noções de ecogastronomia”, conta a coordenadora da ONG Gastromotiva, Tarcila Lima, que ministrou a oficina. Ela fala, também, da importância sustentável da ação. “Quando desperdiçamos o alimento. criamos uma cadeia que engloba a água, energia, e a própria força humana. Por isso, os alunos são alertados”, disse.
 
O estudante Pablo Rocha, 18 anos, conta o que aprendeu. “As receitas são fáceis e nos orientam sobre como realizar um menor desperdício. Em casa, vou tentar preparar algum prato, mesmo que tenha que praticar muitas vezes”, brinca. Já seu colega Rodrigo Gabriel Souza, 16 anos, destaca a oportunidade de desenvolver os dotes culinários. “Até para quem não sabe cozinhar dá para preparar as receitas. Também vou conversar com meus pais para reduzirmos o desperdício”, conclui.
 
Educação Profissional - A Secretaria da Educação disponibiliza diversos cursos técnicos para estudantes do ensino médio da rede pública. Para os interessados, há o Curso Técnico em Nutrição e Dietética, que trata, do acompanhamento e orientação dos procedimentos culinários de preparo de refeições, entre outros conteúdos. Atualmente, as inscrições para o sorteio eletrônico para vagas dos cursos estão abertas e prosseguem até o dia 18 de novembro. Para o ano letivo de 2015, estão sendo ofertadas 13.395 vagas para os Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional, e respectivos anexos, na capital e interior.  Para se inscrever e obter mais informações, acesse aqui.

Notícias Relacionadas