Estudantes da Educação Profissional promovem Feira de Saúde na praça de Ipiaú

Palavras-chave:
Fotos: divulgação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quem passou pela Praça Rui Barbosa, no centro de Ipiaú (353Km de Salvador), no Sul do Estado, nesta sexta-feira (15), foi beneficiado com uma série de serviços gratuitos prestados pelos estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Médio Rio de Contas. Durante a Feira Anual de Saúde do CETEP, os futuros técnicos em Enfermagem, Nutrição e Dietética, Alimentos, Biotecnologia, Saúde Bucal, Farmácia e em Agroecologia, realizaram aferição de pressão arterial, testes rápidos de glicemia, de hanseníase, fizeram avaliação nutricional e prestaram orientações sobre alimentação saudável, nutrição preventiva, produção de alimentos sustentáveis e sobre saúde bucal.

A ideia da feira é levar o CETEP para a comunidade, oferecendo vários serviços, como uma devolutiva do conhecimento adquirido na em sala de aula. Ao mesmo tempo, é uma oportunidade para que os estudantes aprendam sobre o valor social das futuras profissões, segundo afirmou o diretor da unidade Gilvanio Zifirino Neto. “Nesse momento, os estudantes, de certa forma, têm contato com a profissão, na prática, tudo que eles irão exercer todos os dias nas profissões escolhidas. Foi tudo pensado e produzido por eles, claro que com a supervisão dos professores, mas eles são os protagonistas desta atividade, prestando serviços para a comunidade e apresentando os nossos cursos, porque em janeiro vamos entrar no período de matrícula”, declara.

A turma de Ana Beatriz Fernandes, 16, do curso técnico em Biotecnologia, apresentou soluções sustentáveis em cosméticos. “Trabalhamos com a fitoterapia, mostrando como as plantas, ervas e as raízes são mais saudáveis para o nosso corpo, rosto e cabelo. Uma das receitas é a hidratação para o cabelo que leva abacate, leite, amido de milho e mel, mistura tudo e aplica nos cabelos lavados, deixa agir por 15 minutos e retira a hidratação em água corrente. Dá brilho, deixa o cabelo mais forte e não fica oleoso. Fizemos algumas amostras das hidratações e distribuímos para os visitantes”, contou.

Os visitantes também participaram de palestras, receberam orientações e tiraram dúvidas sobre prevenção ao suicídio, com a turma de Bruna Amaral, 16, do curso técnico de Enfermagem. “A gente escolheu esse tema porque, apesar de ser bastante discutido, passa despercebido em algumas famílias. Há um número muito grande de adolescentes e adultos que morrem, que se calam ou se automutilam e a família não sabe como ajudar. Então, explicamos quais são as causas, fazendo uma dramatização e falando sobre o que acontece com o psicológico de uma pessoa que está passando por aquilo”, descreveu.

Os estudantes do curso de Agroecologia em regime de alternância também participaram da feira. A turma de Aderiam da Silva Meira, 27, apresentou um sistema produtivo – integrado – agroecológico - sustentável. “Produzimos uma maquete do sistema mandala, que é uma integração de horta, aviário, viveiro e a compostagem. Esse sistema é redondo e no meio tem um galinheiro ou um reservatório de água que pode servir para a piscicultura. Então, explicamos para a população como cultivar as plantas, a horta, a fazer a compostagem e que tudo isso pode ser feito em apenas dois hectares de terra. Vamos implantar esse sistema no CETEP para servir de modelo para os agricultores da cidade, porque há muitos benefícios com esse sistema, como o alimento orgânico, que é ótimo para nossa saúde e sem adição de veneno, terra mais fértil e as aves que serão criadas ali também não irão consumir nada com conservantes nem hormônios”, explicou.

A turma de Bruna Gisele Santos, 16, do curso técnico em Saúde Bucal, trabalhou com saúde bucal, realizando limpeza, aplicação de flúor e orientação sobre a higienização correta e o uso do fio dental. “A procura foi muito grande, porque muitas pessoas não têm acesso a esses serviços odontológicos gratuitos. Mas demos conta de tudo, claro que com supervisão dos professores. Foi ótimo colocar em prática tudo que aprendemos na escola, mostrando à sociedade que estamos nos tornando bons profissionais e pode contar com o apoio e a confiança deles também”, pontua.  

Notícias Relacionadas