Estudantes da Educação Profissional prestam serviços gratuitos à comunidade em mostra pedagógica

Mais de 300 estudantes dos cursos técnicos da Educação Profissional e Tecnológica da rede estadual de ensino prestaram serviços gratuitos à população durante a II Mostra Pedagógica do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão (CEEP) Severino Vieira, realizado na Praça de Nazaré, no bairro de Nazaré, em Salvador. O evento teve o objetivo de divulgar os cursos técnicos e os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes ao longo do ano. A iniciativa também contou com a participação dos estudantes do CEEP Anísio Teixeira; do CEEP Empreende Bahia; e do CEEP de Música, que apresentaram trabalhos nas áreas de Administração, Logística, Edificações e Desenho de Construção Civil.
 
Dentre os serviços prestados nos estandes montados na praça estão os de avaliação e orientação nutricional, aferição de pressão arterial, tipagem sanguínea, índice glicêmico e aferição de pressão arterial e degustação de alimentos saudáveis produzidos pelos próprios estudantes, dentre outros. Além disso, os estudantes declamaram poesias e realizaram apresentações culturais.
 
A diretora do CEEP Severino Vieira, Juçara Silva Santos, falou da importância da mostra, que teve sua primeira edição realizada em 2016. “Pelo fato da nossa unidade estar inserida neste bairro, para as pessoas da comunidade do entorno é um presente ter uma mostra como esta, pois muitos desconhecem os cursos que são ofertados. Para os nossos estudantes é maravilhoso também, pois dá um ânimo maior ao trazerem para a rua seus projetos e por terem a oportunidade de compartilhar conhecimentos e prestar serviços de forma gratuita para a população”, salientou a gestora.
 
Fotos: Josenildo Almeida Ascom/SEC
A estudante do curso técnico em Nutrição e Dietética do CEEP Anísio Teixeira, Patrícia de Jesus Santos, 41, prestou atendimento nutricional juntamente com seus colegas de curso. “A população carente, muitas vezes, não tem acesso a estes serviços e poder prestar este atendimento em um espaço aberto e de forma gratuita é muito importante, pois além de colocar em prática o que aprendemos, também estamos servindo ao outro através deste acesso”, afirmou.
 
A estudante Leila Nascimento, 18, do curso técnico em Administração do CEEP Severino Vieira, aproveitou todos os serviços oferecidos. “Esta iniciativa é muito interessante, pois todos podem conhecer o que é desenvolvido em cada curso e, também, nós estudantes trocamos experiências. Gostei muito do atendimento prestado pela estudante Patrícia que fez uma avaliação do meu peso e altura e deu dicas sobre nutrição. Além disso, também fiz teste de glicemia e tipagem sanguínea”, comentou.
 
A professora Alessandra Carvalho passou pela praça para pegar a sua filha na escola, Inaiê Carvalho, 8, e disse que ficou encantada com a mostra. “O que me chamou a atenção foi uma das apresentações realizadas pelos estudantes sobre acesso a políticas públicas e, por eu ser da área da Educação, me identifiquei bastante e fiz questão de vir conhecer. Achei muito interessante os alimentos produzidos pelos estudantes sem açúcar e glúten, pois estimulam uma alimentação saudável”, afirmou.
 
A garota Inaiê Carvalho também aprovou as compotas e demais produtos expostos. “Achei muito legal conhecer esses alimentos saudáveis como doces sem açúcar e, também, os objetos de artesanato bem coloridos feitos com madeira e outros materiais”, disse, deslumbrada com a variedade de guloseimas feitas pelos estudantes do curso técnico em Alimentos do CEEP Empreende Bahia, a exemplo de compotas de caju, melancia e batata-doce, além de geleias de biribiri e outros doces.
 
A estudante Daiane Lima, 35, do curso técnico em Alimentos do CEEP Empreende Bahia, falou do diferencial do curso. “No curso aprendemos a trabalhar com os alimentos desde a matéria-prima até o produto final e, neste momento, estamos trabalhando com a produção de geleias. Já na disciplina de bebidas não alcoólicas estamos produzindo cajuína, utilizando caju e gelatina, e que muitas pessoas presentes aqui na feira ainda não conheciam”.

Notícias Relacionadas