Estudantes da Educação Profissional e Tecnológica apresentam produtos inovadores na Campus Party Bahia 2018

Fotos: Emerson Santos
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Os estudantes do curso técnico de nível médio em Administração do Centro Estadual de Educação Profissional Empreende Bahia (CEEP) apresentaram, nesta sexta-feira (18), três produtos inovadoras no espaço da Aceleradora Vale do Dendê, durante a segunda edição da Campus Party Bahia, que acontece até domingo (20), na Arena Fonte Nova, em Salvador. As inovações foram: o secador de toalha pós banho, um organizador com agenda e carregador solar embutido, e um apagador de quadro com spray, todos com um caráter de sustentabilidade ambiental.
 
Os três produtos foram os vencedores entre os 15 selecionados do projeto “4Ps – Marketing”, desenvolvido no CEEP, quando os estudantes tiveram o desafio de criar, inovar ou aprimorar produtos que atendam às necessidades do mercado e públicos específicos, tendo como base de pesquisa os 4Ps do Marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção.
 
A estudante Poliana Aquino, 27, apresentou o produto de sua equipe “Toalha Dry”. “Fizemos uma pesquisa de campo e, com base nela, criamos um produto inovador com o uso da tecnologia, que é um secador de toalha pós banho, pensado para pessoas que moram em apartamentos pequenos e sem espaço para secagem. Para a construção, usamos canos de PVC, um motor de aspirador de pó adaptado a um secador de cabelo, que seca rapidamente a toalha, evitando assim, o desperdício de energia elétrica, pois algumas pessoas colocam a toalha atrás da geladeira para secar e isso faz a geladeira consumir mais energia que o normal”, explicou.
 
Sua colega de curso Daiana Silva, 20, apresentou o “Notes Power”. “O nosso produto é um organizador com agenda e carregador solar embutido e que visa a sustentabilidade aliada à tecnologia, pois o produto é feito com materiais recicláveis como papel e o carregador solar serve para recarregar celulares e outros aparelhos eletrônicos”, destacou a estudante.
 
Já Paulo Sérgio Guimarães, 21, demostrou o funcionamento do “Apagador Spray”. “Ele foi criado a partir da necessidade que vimos no dia a dia em sala de aula com os professores que usam pilotos de tinta permanente e sentem dificuldade para apagar o quadro, que fica manchado. Para solucionar isso, adaptamos um apagador de quadro a um spray que serve para armazenar o líquido, especializado para apagar este tipo de tinta, e que não traz danos ao quadro. O líquido é composto por um tipo de detergente e álcool diferenciado, que não é o convencional que usamos”, frisou o jovem.
 
A professora de Gestão de Marketing do CEEP, Rita de Cássia Araújo, ressaltou a importância do projeto e da participação dos estudantes no maior evento de tecnologia do mundo. “O projeto proporcionou aos alunos atuarem de forma independente, criativa e colaborativa com elementos de inovação, para criar e aprimorar produtos, utilizando os recursos didáticos dos conhecimentos adquiridos na aplicação da teoria e prática, ou seja, o aprender fazendo. Além disso, é muito importante que eles compartilhem suas experiências criativas em um evento de tecnologia de grande porte como a Campus Party”, salientou a educadora.

Notícias Relacionadas