Estudantes da Educação Profissional de Itororó ajudam a criar Jardim Botânico no Sul da Bahia

Palavras-chave:
Fotos: divulgação
Os estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) Médio Sudoeste da Bahia, localizado na cidade de Itororó (a 540Km de Salvador), vão ganhar um novo campo para estágio das aulas práticas de seus cursos. Trata-se do Jardim Botânico Edmundo Ferreira Silva, que será construído na fazenda Cabana da Ponte, em parceria com o instituto homônimo, com intervenções diretas dos estudantes e professores do CETEP. A ação, de caráter pedagógico, educativo, social e ambiental, visa a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais da região, promovendo o bem-estar da sociedade local por meio de práticas de sustentabilidade.
 
O jardim botânico levará o nome do orquidófolo Edmundo Ferreira Silva, filho de Itororó, radicado em São Paulo, que tem cerca de 20 espécies registradas com o seu nome. Autodidata, o pesquisador perseguiu sua curiosidade e acabou descobrindo espécies até então consideradas inexistentes. No ato simbólico de criação do futuro espaço, na sexta-feira (2), a estudante Maria Eduarda de Almeida, 15, 1º ano do curso de Zootecnia, falou sobre a sua expectativa de estagiar no local e enriquecer o seu currículo profissional “Participar da construção e manutenção do jardim botânico será, além de prazeroso, um ganho de experiência, colocando a gente à frente, profissionalmente”.
 
A aluna conta que os trabalhos já começaram com o mapeamento e a demarcação da área, com colocação de estacas ecológicas, feitas com garrafas PET. “Plantamos algumas mudas de palmeiras imperiais, como Pau-Brasil; acácias; e algumas plantas medicinais. Já começamos a construção do orquidário e de um viveiro”, pontua. O professor e coordenador do eixo de Recursos Naturais do CETEP, Allan Silva, destacou a importância das ações no jardim para o crescimento profissional dos estudantes. “As atividades serão como uma extensão das aulas vistas em sala de aula e servirão de contribuição para o crescimento profissional dos nossos alunos. No local, vamos fazer um belo trabalho ambiental, com a criação de composteira e sementeira”, destaca.
 
O ambiente será dividido em quatro biomas, com o plantio de cerca de 1.800 árvores de 120 espécies, além da criação de um lago para a irrigação das plantas. Ainda no projeto do jardim será criado um espaço para a criação de gados para a prática de aulas no local. O processo de construção do jardim botânico foi explicado pela diretora da unidade, Sirlene Pereira. “O jardim será construído em uma área de quatro hectares de terra que foram cedidos pela administração da fazenda e ficará sob os cuidados dos nossos estudantes, dos cursos técnicos em Agroecologia, Zootecnia e Meio Ambiente, sob a supervisão dos professores. Será o momento de eles mostrarem, na prática, tudo que estão aprendendo em sala de aula, trabalhando a sustentabilidade”.

Notícias Relacionadas