Estudantes da Educação Profissional apresentam tecnologias sociais durante o Encontro Estudantil

Foto: Claudionor Jr / SECBA
Um total de 900 expositores, entre estudantes e professores orientadores, vindos de diferentes Centros Estaduais (Ceep) e Territoriais (Cetep) da Educação Profissional e Tecnológica da rede estadual de ensino, estão apresentando 300 projetos e tecnologias sociais durante o Encontro Estudantil da Rede Estadual da Educação, que acontece até quinta-feira (14), na Arena Fonte Nova, em Salvador. Trata-se da culminância estadual dos trabalhos classificados nas fases anteriores dos Seminários Territoriais da Educação Profissional e Tecnológica, que ocorreram ao longo do ano em Barreiras, Vitória da Conquista e Feira de Santana.

O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria da Educação do Estado, Ezequiel Westphal, falou da importância do evento para a troca de experiências entre os estudantes. “É essencial que os estudantes estejam neste ambiente cultural, artístico, científico e de troca de saberes e conhecimentos, para que possam trazer as suas experiências desenvolvidas nas unidades escolares, em diferentes territórios e, também, aprender com os demais estudantes”.

O estudante quilombola Guilherme Correia, 17, que vive na comunidade Giral Grande, em Maragogipe e faz o curso técnico em Agropecuária, no Ceep do Vale do Paraguaçu, está apresentando o “Projeto Multiplicar – Recuperação ambiental: viveiro de mudas da Mata Atlântica no Território do Ceep do Vale do Paraguaçu”. “A partir da identificação e mapeamento dos impactos das áreas degradadas será feito o reflorestamento dentro das aulas práticas e a construção do viveiro faz parte da primeira etapa do projeto”, informou.

Um dos projetos inovadores é o “Dispositivo detector de fumaça: uma solução IoT para residências”, que foi desenvolvido pelas estudantes Victória Lima,17, e Gisele Reis, 17, do curso técnico em Informática, do Cetep da Bacia do Jacuípe, em Ipirá. “Criamos um dispositivo que detecta fumaça, fogo e vazamento de gás na casa através de um sensor que automaticamente faz uma ligação para alertar o proprietário e o corpo de bombeiros e, desta forma, evitar um possível incêndio”, afirmou Victória.

Outro projeto em destaque é o “Keep Talking and Nobody Explodes”, criado por estudantes do curso técnico em Mecatrônica, do Cetep de Itaparica, localizado em Paulo Afonso. O estudante Lucas Rafael da Silva, 19, falou sobre o projeto. “Buscamos atrair a atenção das pessoas e criar uma experiência interativa que permita aos participantes aplicar seus conhecimentos de forma prática e divertida através de um dispositivo físico que replica os desafios encontrados no jogo criado com materiais, como dois microcontroladores de arduino, teclado de membrana, LEDs, displays de LCD e OLED e buzzer”.

Confira a programação do Encontro Estudantil da Rede Estadual no Portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br.