Estudantes criam receitas que têm como base a cajarana

Palavras-chave:

A cajarana é uma fruta que se encontra em abundância em várias regiões da Bahia. Na região Sul, os estudantes da Educação Profissional resolveram aproveitar o potencial da cajarana e desenvolver uma série de receitas saborosas. A ideia surgiu entre os alunos do curso técnico de Agroindústria, do Centro Estadual de Educação Profissional Milton Santos (Ceep). O Centro funciona dentro do assentamento Terra Vista, no município de Arataca (500 km de Salvador), e, diante da fartura da cajarana nas roças da região de Mata Atlântica, os futuros técnicos de nível médio estão aliando teoria, prática e sabores nas experiências que agregam valor ao produto e podem impulsionar a economia local.

Entre as receitas desenvolvidas estão o pudim, mousse, casca empanada e farofa. A atividade faz parte da disciplina de Intervenção Social e, também, busca contribuir para o investimento e a qualidade de vida da população.

A professora da disciplina, Danielle Ferreira, explica que a escolha do fruto se deve à potencialidade da região. “Aqui tem muito pé de cajarana e tava tendo desperdícios porque as pessoas não sabiam como aproveitar o fruto. Como já havia essa atividade na disciplina, os estudantes escolheram a cajarana e o jenipapo, que também é encontrado com facilidade na região sul da Bahia. Além de aproveitar bem o fruto, os estudantes podem ter uma renda com os produtos feitos”, informa.

Os estudantes fizeram todo o trabalho de pesquisa de como melhor aproveitar a cajarana. “Vimos que a cajarana era utilizada apenas para fazer suco e coquetéis. Com a pesquisa surgiram várias ideias de como aproveitá-la de forma completa. As pessoas ficaram surpresas com as receitas de criar sobremesas gostosas da fruta e ainda me pediram a receita para fazerem em casa”, disse a estudante Sara Gomes, 30 anos, do curso de Agroindústria.

A estudante Jociléia Gomes, 23, também do curso de Agroindústria, destaca que nunca imaginou aproveitar a cajarana de diversas formas. “O reaproveitamento da fruta por completo é interessante, pois nunca imaginávamos isso. Utilizei a casca da fruta empanada dando o nome de ‘casca de cajarana à milanesa’, que pode ser utilizada como petisco e, também, pode ser substituída pela carne. Com a polpa fiz o mousse”.

>> Conheça algumas receitas:

CASCA DA CAJARANA À MILANESA

- Ingredientes:
8 cajaranas verdes
3 ovos
1 xícara de farinha de trigo
Sal e tempero a gosto
Óleo para fritar

- Modo de preparo:
Descasque as cajaranas em forma de bife, tempere e conserve por alguns minutos ou até que o tempero pegue nas cascas. Em uma tigela, bata as claras em neve depois misture as gemas, pegue as cascas das cajaranas, misture e frite aos poucos até dourar.

PUDIM DE CAJARANA

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
A mesma medida de suco de cajarana
3 ovos
1 xícara de (chá) de açúcar.

Modo de preparo:
Bata por 5 minutos no liquidificador o leite condensado a calda da cajarana e os ovos. Reserve. Coloque o açúcar em uma fôrma com furo no meio, leve ao fogo até o açúcar derreter e formar um caramelo.
Retire do fogo, espalhe o caramelo por toda fôrma e despeje a mistura batida. Cubra com papel-alumínio.
Leve ao forno em banho-maria por 1 hora e 40 minutos ou até o pudim ficar firme. Depois de 1 hora elimine o papel-alumínio. Retire do forno, depois de frio, leve o pudim para a geladeira por 3 horas antes de servir.

MOUSSE DE CAJARANA

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 cx de creme de leite
200ml de calda da cajarana
10g de gelatina sem sabor

Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador por ordem por 5 minutos, coloque em copos de sobremesa e conserve na geladeira por 3 horas e sirva em seguida.

Notícias Relacionadas