Estudantes criam jogo digital que alia Tecnologia e Saúde

Palavras-chave:
Foto: Divulgação
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Estudantes do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Vitória da Conquista desenvolveram um jogo digital sobre hábitos alimentares saudáveis e a importância da prática de atividade física na adolescência. A experiência será apresentada nos dias 8 e 9 de maio, durante o XXI Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação – construindo novas trilhas, da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), em Salvador, que vai reunir projetos de pesquisadores e desenvolvedores que fazem esta interlocução entre jogos eletrônicos e saúde.
 
“Estes projetos mostram todo o potencial criativo dos nossos estudantes. Este conteúdo educacional faz destes estudantes protagonistas de uma ferramenta de grande alcance e relevância social que pode ajudar a uma geração de jovens e até mesmo aos adultos a adotarem hábitos de vida saudáveis”, afirmou o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro.
 
O objetivo do Choice é divertir e ao mesmo tempo chamar a atenção dos jovens para ações do cotidiano que contribuem para a qualidade de vida. “Trata-se de um jogo de cartas digitais interdisciplinar muito interessante, que proporciona uma ação educativa capaz de despertar nos alunos a consciência para o cuidado com a saúde, levando em conta que mais de 30% dos adolescentes brasileiros estão obesos ou com sobrepeso, fruto da má alimentação e do sedentarismo”, destaca a professora Elmara Souza.
 
O projeto foi desenvolvido e continua sendo aperfeiçoado pelos estudantes Luiz Borges, Felipe Souza e Tiago Silva, todos de 16 anos e alunos da rede estadual de Vitória da Conquista. Eles explicam que, ao ser desafiado no jogo interativo a fazer escolhas (que terão consequências boas ou más) e a avançar de fase, o jogador irá refletir sobre a importância de desenvolver hábitos mais saudáveis.
 
O estudante Luiz Borges atesta que ganhou outra consciência sobre a sua saúde a partir do jogo digital. “O curso me ajudou muito, primeiramente, a me fazer descobrir que gosto de tecnologia. E, depois, me deixou mais consciente quanto à minha alimentação. Acho que, hoje, me sinto mais saudável”. O colega Felipe Souza acrescenta: “O trabalho do Centro Juvenil é algo único na minha vida. Muitos gostariam de estar no meu lugar produzindo um jogo digital. E o mais interessante é que, a partir dele, consegui melhorar aos meus hábitos alimentares através dos conteúdos contidos nas cartas”.
 
Tiago Silva, da mesma forma, alia tecnologia e qualidade de vida para justificar o seu encantamento pelo jogo: “Ao mesmo tempo em que estou aprendendo muito de tecnologia com o 'Choise', estou mais atento à minha alimentação, deixando de lado refrigerantes, hambúrgueres e outros alimentos que não devem ser consumidos no dia a dia”.
 
Centro Juvenil
Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura são espaços dedicados à Educação complementar, ao lazer criativo, à interação social, ao conhecimento tecnológico, à Ciência e a tantas outras formas de saber que ultrapassem o conhecimento convencional. Criados por iniciativa da Secretaria da Educação do Estado, estão instalados em Vitória da Conquista, Itabuna, Barreiras, Senhor do Bonfim e Salvador. Nos Centros Juvenis são realizados cursos e oficinas no turno oposto aos quais os estudantes da rede estadual estão matriculados.
 

Notícias Relacionadas