Estudantes criam exaustor para refrigerar computador e economizar energia

Palavras-chave:
Os estudantes Saulo Santos Sena e Bruno Gabriel Soares são autores de uma experiência exitosa da rede estadual: o projeto ‘Exaustor de refrigeramento em computadores’. A ideia de realizar o projeto, conta Saulo, 17 anos, veio da temática que se discute, hoje, no mundo inteiro, que é a economia de energia para um ambiente sustentável.
 
Foto: Arquivo pessoal
Os estudantes, que desenvolveram o projeto durante o 3º ano, no Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas, no bairro da Mouraria, em Salvador, pegaram o ventilador de um microondas inutilizado, fizeram as devidas adaptações e o transformaram na peça que serve para refrigerar o computador. “Criamos um exaustor, a partir de lixo eletrônico, e provamos que ele refrigera equipamentos em uso, visando poupar energia”, conta Saulo Santos, que dará continuidade ao projeto, dentro do Centro Juvenil de Ciências e Cultura (CJCC) do Colégio Central, criado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia.
 
Com o equipamento, Saulo e Bruno conseguiram diminuir a temperatura da placa mãe, do gabinete e do HD de 40º para até 35º, a depender do ambiente em que esteja a máquina. “É uma diminuição considerável, e que aumenta a vida útil do aparelho”, destaca Saulo, que continua matriculado como aluno no nível avançado do curso de Simulador de Voo, ofertado pelo CJCC. A experiência, conta o estudante, foi apresentada na Feira de Ciências do Centro Juvenil, em 2015. “Agora, pretendemos inscrever o nosso trabalho em outras feiras estaduais e nacionais com o objetivo de divulgar a importância de buscarmos alternativas para a economia de energia e para o melhor desempenho dos computadores”. 

Notícias Relacionadas