Estudantes conversam com o governador Rui Costa sobre os Jogos Estudantis da Rede Pública

Com a comemoração dos 10 anos dos Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP), o Governo do Estado está ampliando o projeto, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado, para intensificar a prática esportiva como um instrumento pedagógico incorporado ao currículo dos estudantes. Para conversar sobre o tema, os estudantes da rede estadual, Renata Queirão de Arruda, 13 anos, jogadora de basquete, e Gustavo Santos do Nascimento, 15, jogador de futsal, foram recebidos pelo governador Rui Costa e pelo secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, na Governadoria do Estado, quando falaram da importância do esporte aliado à educação para o aprendizado nas escolas.

Fotos: Fernando Vivas SECOM/Bahia
Segundo a estudante Renata Arruda, que cursa o 9º ano do Ensino Fundamental, no Colégio Estadual Helena Celestino Magalhães, localizado no IAPI, ela conheceu e desenvolveu uma grande paixão pelo basquete. “Estou há quatro anos jogando e me interessei assistindo as colegas na quadra. A professora Márcia Marllan me deu a chance de entrar para os treinos e conseguimos ser campeãs baianas no ano passado. E muito disso veio do JERP que nos deu a condição de competir com outras escolas e nos aprimorar”, destacou a aluna, que ainda falou da importância do esporte na escola. “A gente melhora o desenvolvimento na escola, seja no comportamento ou foco. É uma atividade que pode se tornar em algo mais sério no futuro”, disse.

Para o estudante Gustavo Santos, do 9º ano, do Colégio Estadual Nelson Mandela, em Periperi, o esporte se tornou muito importante para a sua vida. “Eu já jogava com amigos o futsal, mas foi na escola que pude realizar o sonho de competir como goleiro da minha equipe. Minha vontade é fazer teste para o Esporte Clube Bahia, meu time do coração. Espero com essa conversa sobre o JERP, divulgar o projeto e incentivar mais colegas a entrarem no esporte”, contou.

O governador Rui Costa falou sobre as políticas públicas voltadas para inserção dos esportes nas escolas. “Eu quero a retomada de um grande projeto de práticas esportivas nas redes de ensino e para isso estamos com licitação para entregar mais de 200 quadras reformadas e cobertas, integrando, ainda, campos de futebol society. A ideia é incentivar várias modalidades esportivas dando opções para a participação de todos os estudantes interessados”, concluiu.

JERP

O JERP envolve diferentes modalidades como basquete, vôlei, futebol e xadrez, e acontece nas etapas escolares, municipais, polos, territoriais, zonal, regional e nacional. Em 2019, o projeto conta com uma programação comemorativa dos 10 anos de existência.

Neste ano, os Jogos estão envolvendo estudantes de 962 escolas de 384 municípios baianos (92%).