Estudantes concluintes da rede estadual começam rotina de estudos nas universidades após aprovação no ENEM

Palavras-chave:
Foto: Montagem

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os estudantes da rede estadual de ensino aprovados nos vestibulares das universidades públicas e privadas já começaram as suas rotinas de estudos. O passaporte para o ensino superior foi a nota do Exame Nacional no Ensino Médio (ENEM), que possibilitou que eles se inscrevessem no Sistema de Seleção Unificada (SISU) e no Programa Universidade para Todos (PROUNI), garantindo assim, a tão sonhada vaga no curso desejado.

Este é o caso de João Vitor Araújo de Barros, 18, que foi aprovado através do SISU, em Engenharia de Minas, na Universidade Federal da Bahia (UFBA). O jovem, que obteve a nota 800 na redação do ENEM, concluiu o Ensino Médio no final de 2018, no Colégio Estadual Clériston Andrade, localizado em Salvador. “Hoje foi o meu segundo dia de aulas e estou gostando muito. No entanto, tenho que me esforçar para conseguir superar os desafios que são diferentes do Ensino Médio. O apoio da família e da comunidade escolar foram fundamentais para a minha aprovação”, revelou o estudante, que também frequentou o cursinho do projeto Universidade para Todos (UPT).
 
 
No Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Régis Pacheco, localizado no município de Jequié (368 km de Salvador), vários estudantes concluintes em 2018, também tiveram êxito nos vestibulares por meio do SISU. Só na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), foram cinco aprovados: Adriana Ribeiro, que fez o curso técnico em Saúde Bucal, foi aprovada em Pedagogia; Aiara Miranda Costa, do curso técnico em Informática, foi aprovada em Pedagogia; Marcelle Arcanjo, do curso técnico em Secretariado, foi aprovado em Letras; Vinícius Bastos, egresso do curso técnico em Administração, foi aprovado em Ciências Biológicas e Administração na FTC e Mateus Amorim, do curso técnico em Informática, obteve aprovação em Sistema de Informação. Além disso, a estudante Priscila Cafezeiro, do curso técnico em Saúde Bucal, obteve aprovação em Educação Física, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), localizada em Ilhéus.
 
Já o estudante Eduardo da Cunha, 18, que concluiu os estudos no Colégio Estadual César Borges, em Valente (253 km de Salvador), foi aprovado em História na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e em Ciências Contábeis, através do PROUNI, na unidade de Feira de Santana, da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). “Sempre gostei da área de exatas e não pensei duas vezes em me matricular no curso de Ciências Contábeis. As aulas já começaram e eu estou muito empolgado com os estudos”, afirmou.

Notícias Relacionadas