Estudantes comemoram ampliação do tempo nas escolas estaduais com educação integral

No Colégio Estadual Severino Vieira, localizado no bairro de Nazaré, Centro de Salvador, o ano letivo 2014 começou com boa expectativa para os estudantes que cursam as séries finais do ensino fundamental, em tempo integral. Para eles, o primeiro dia de aula é o momento de escolher as oficinas que irão participar no decorrer do ano. Na unidade, além das aulas de reforço em língua portuguesa e matemática, os estudantes podem optar pelas oficinas de dança, percussão, teatro, contação de histórias, orientação sexual, futsal e canto.

“Implantamos a educação integral na escola, em 2013, com uma resposta muito boa dos estudantes e dos professores. Os alunos adoram ficar na escola e os professores se envolvem bastante com a proposta”, avalia a diretora da unidade, Ana Paula Neves dos Santos Rodrigues. “Nesta segunda-feira (10/03), eles receberam uma ficha e, além das atividades de reforço em português e matemática, que são obrigatórias, já escolheram as três opções de oficinas para cursar durante o ano”, revela.

A partir do Programa de Educação Integral (ProEI), a Secretaria da Educação do Estado da Bahia busca contribuir para a formação do sujeito na sua integralidade. “Estudar em tempo integral é muito bom porque serve, também, como uma distração e ajuda na integração com os colegas e professores. As oficinas relaxam a nossa mente”, declara o estudante do 8º ano do ensino fundamental, Moisés Henrique Chaves Bispo, 15 anos, que ainda está escolhendo as suas oficinas.

Decidida, a estudante Melissa de Jesus Santos, 16 anos, aluna do 7º ano do ensino fundamental, quer participar das oficinas de dança e percussão. “O bom de estudar em tempo integral é que eu não fico mais em casa sem fazer nada. Aqui eu me divirto, a comida é boa, e ainda ajuda a melhorar as notas com as aulas de reforço” observa a estudante.

ProEI – A Bahia conta, atualmente, com 59 unidades escolares de educação integral, sendo 29 na capital e 30 no interior do Estado. Ao consolidar a modalidade, a Secretaria da Educação amplia o acesso dos estudantes à ciência, à tecnologia, à cultura e ao trabalho como ferramentas na construção de saberes e conhecimentos. Para isso, a educação integral é implantada com a jornada escolar ampliada para um período mínimo de sete horas diárias baseadas na diversificação do universo de experiências educativas.

No ProEI, os estudantes do ensino fundamental II e ensino médio da rede pública de ensino têm, além das disciplinas da base comum do currículo, oficinas de iniciação científica, letramento matemático, jogos e esportes. Ao lado dos programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador, o número de escolas com a oferta de educação integral é ampliado para mais de 900 unidades em todo o Estado.

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