Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
SIGEDUC
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Estudantes celebram a influência africana no Brasil
Estudantes celebram a influência africana no Brasil
Publicado em qui, 01/06/2017 - 11:42 por Ascom/SEC
Palavras-chave:
Para comemorar o dia da África (25/5), o Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, no bairro Caixa D’água, em Salvador, realizou, nesta quarta-feira (31), uma roda de conversa com o tema “Patrimônio Afro-Brasileiro: Reflexões e valorização”. O evento contou com a participação de Lívia Maria de Santana Vaz, promotora de Justiça, Trícia Calmon, especialista em Políticas Públicas de Gênero e Raça, e de Alexsandro Reis, superintendente de Desenvolvimento da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (SETRE).
Na oportunidade, foram abordadas questões sobre o negro na sociedade, representatividade, cultura afro-brasileira, desigualdades econômica e social, formação dos quilombos e a implementação da Lei nº 10.639, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas redes públicas e particulares da Educação.
“Nós realizamos esse seminário desde 2007 como atividade de formação continuada para os docentes e os profissionais de Educação de uma maneira em geral. Trazemos diversos temas com a intenção de celebrar a África, estimular a valorização da cultura africana e fortalecer o discurso para compartilhar esses conhecimentos. E, este ano, fizemos uma experiência diferente, trouxemos os nossos alunos para esta conversa, porque eles são desta comunidade e nós precisamos trabalhar a identidade deles”, explica a coordenadora do evento, Darci Xavier.
Na plateia, envolvida pelos temas e de olhos atentos a cada fala do palestrante, estava Cassiane Vitoria Santos dos Anjos, 16, 9º ano, estudante do Colégio Estadual Anísio Teixeira. “Estou achando interessante conhecer um pouco da minha história, saber que somos maioria e que, ainda assim, há racismo ou desconforto quando um negro chega em alguns ambientes ou ocupa algum cargo de gestão. Precisamos lutar pela nossa liberdade, porque ainda somos rotulados e associados a empregados e brancos aos patrões” pontuou Cassiane.
Sua colega Alana Lima de Souza, 16, 9º ano, também estava atenta e conta que o que mais lhe chamou a atenção foi a palestra de Trícia Calmon, que fez uma reflexão sobre patrimônio, a cultura trazida da África para o Brasil e a desigualdade econômica em relação aos negros no país. “Gostei de saber que produzimos cultura, mas que é totalmente desvalorizada pela sociedade. É bom participar de debates como este para ficar informada de coisas como estas e conhecer mais sobre a cultura negra. Tenho o cabelo natural, crespo e sei que em muitos lugares não sou aceita”, observou a estudante.
Daniel Sobral Soares, 17, 9º ano, do Centro Educacional Carneiro Ribeiro - Classe II, gostou de aprender mais sobre os quilombos com o superintendente da SETRE, Alexsandro Reis. “Conhecia pouco sobre a formação dos quilombos. Tem que fazer parte do nosso aprendizado da história do Brasil e da cultura afrodescendente. O professor trouxe informações importantes e necessárias. A história de luta dos quilombolas no nosso país e no mundo é muito interessante”.
Acesse mais fotos relacionadas à esta matéria no FLICKR da Educação
Notícias Relacionadas
-
Estado convoca 1.677 novos profissionais da Educação, nesta quarta-feira (25)
-
Professores dialogam sobre a importância da saúde mental no ambiente escolar
-
Colégios da rede estadual se destacam na Feira Brasileira de Iniciação Científica 2024
-
Estudantes da rede estadual participam da NAU Fest 2024: Economia Criativa e Empreendedorismo em Foco
-
Agências de notícias em escolas estaduais transformam estudantes em produtores de conteúdo
-
Centro de Idiomas da UNEB realiza curso de conversação em inglês para professores da rede; inscrições abertas
-
Uefs, Uesb e Uesc aceitam proposta do governo. Repasses para Uebas devem chegar a R$ 2,3 bi em 2024