Estudantes beneficiados pelo programa Universidade para Todos são recebidos pelo governador Rui Costa

Os estudantes Vitória dos Santos e Matheus Silva foram recebidos, nesta terça-feira (16), pelo governador Rui Costa, na Governadoria do Estado, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Os convidados, oriundos da rede estadual de ensino, falaram sobre a experiência de estudo no Programa Universidade Para Todos (UPT), o curso pré-vestibular desenvolvido pelo Governo do Estado, em parceria com as universidades estaduais (UNEB, UESC, UEFS e UESB), que visa o fortalecimento da política de acesso dos estudantes da rede pública de ensino ao Ensino Superior nos 27 Territórios de Identidade. Antes do encontro, os jovens também foram recepcionados pelo secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, na sede do órgão central.

Vitória, concluinte do Ensino Médio do Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, cursou o UPT, em 2018, e foi aprovada para o Bacharelado Interdisciplinar da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 2019. Ela falou sobre o papel do UPT para seu ingresso no Ensino Superior. “Fico feliz de poder contar essa experiência gratificante que me proporcionou chegar à universidade. É um momento de aprendizado didático e de vivência que aconselho a todos os estudantes da rede estadual buscarem essa chance. Garanto que é um projeto de qualidade, com ótimos professores. E o aluno da rede pública tem que acreditar que pode cursar uma universidade como eu e diversos outros alunos puderam contar com a ajuda do UPT”, destacou.

Recepção no gabinete do secretário Jerônimo Rodrigues
O estudante Matheus Silva, que cursa o 8º semestre do curso de Licenciatura em História da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), também foi aluno do UPT e agora está atuando como monitor do programa e também falou sobre o UPT nas diferentes fases da sua vida. “Estou muito feliz em poder contribuir com o projeto que ajuda no ingresso dos estudantes de baixa renda na universidade. É bom ressaltar que a iniciativa está em todo o Estado e inclui alunos de diversos segmentos, como indígenas e quilombolas, e acaba sendo uma grande oportunidade para promover a igualdade dentro da nossa diversidade. Fui aluno da UPT, e hoje posso dizer que esse Projeto realizou o meu grande sonho profissional. Hoje, sou professor de História e atuo na UPT incentivando jovens a realizar seus sonhos”.

Na conversa com os jovens, o governador Rui Costa falou a promoção de políticas para a juventude. “Eu me sinto realizado de participar de ações que dêem condição aos jovens de serem inseridos nas universidades, sejam elas públicas ou mesmo nas particulares, que tenham a disponibilidade de auxílios que garantam esse acesso. Do meu lado estão exemplos que devem ser seguidos e, com certeza, há milhares de estudantes que também possuem esse potencial, que com incentivo e apoio da família consiguirão traçar um futuro brilhante”, enfatizou.

O secretário Jerônimo Rodrigues destacou a importância do UPT para a inserção dos jovens nas universidades. “É uma execelente ferramenta para os estudantes da rede pública se preparar para entrar no Ensino Superior. Por isso o sucesso destes dois jovens também serve de exemplo e motivação para atrair outros alunos para um curso pré-vestibular gratuito e de qualidade. O nosso objetivo é desenvolver uma agenda forte para incentivar a todos na inscrição e participação nas diversas formas de inserção no Ensino Superior, como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Ambos estão de parabéns pela determinação”, ressaltou.

Inscrições – O edital para o Programa Universidade Para Todos (UPT) para o ano de 2019 foi publicado nesta terça-feira (16), pela Secretaria da Educação do Estado. Estão sendo ofertadas 11.505 vagas e as inscrições, que são gratuitas, serão feitas de 23 de abril a 2 de maio, exclusivamente pelo Portal da Educação. Marcado pela abrangência nos 27 Territórios de Identidade, o projeto ao longo de dez anos já possibilitou a cerca de 20 mil estudantes o ingresso no Ensino Superior em diversas instituições.