Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Estudantes baianas criam um irrigador solar automatizado para pequenas hortas
Estudantes baianas criam um irrigador solar automatizado para pequenas hortas
Publicado em seg, 14/02/2022 - 16:12 por ASCOM / SEC
Palavras-chave:
Divulgação
A ideia surgiu para atender grandes plantações, mas com a pandemia, o grupo resolveu desenvolver um irrigador solar automatizado para hortas menores. “O objetivo inicial era um irrigador para plantações em uma escala maior, mas, com o início da pandemia, tivemos muitas dificuldades e adaptamos para hortas caseiras, disponibilizando a oportunidade de ter hortaliças de boa qualidade”, explica Sthefany.
A tecnologia utiliza um microcontrolador, chamado ESP32, que permite fazer uma conexão com qualquer rede de Wi-Fi ou Bluetooth. Segundo Sthefany, elas desenvolveram o equipamento a partir de uma tecnologia já existente da Embrapa. “Nós automatizamos o irrigador solar produzido pela Embrapa em 2017 e desenvolvemos um aplicativo que atualiza para o usuário sobre o status do sistema. Ou seja, ao detectar que o solo está seco, ele irriga a horta por gotejamento e cessa essa atividade assim que a terra fica úmida”.
As alunas apontam que o maior diferencial do produto é seu baixo custo de produção, em média R$ 150 reais, e o aplicativo desenvolvido por elas, que permite que o usuário controle a irrigação das plantas. “No mercado existe a automação na irrigação, porém, não é de baixo custo e não encontramos nada semelhante ao nosso aplicativo. O software ‘Irrigador’ possibilita o monitoramento do nível de água do reservatório e a umidade do solo, além de avisar quando o reservatório está abaixo do nível”, diz Sthefany.
O projeto, que está concluído e já possui um protótipo, faz parte do Programa Ciência na Escola, da Secretaria de Educação, e foi um dos vencedores da 9ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA). “O nosso projeto está finalizado, mas, como toda pesquisa, ainda há melhorias que podem ser implementadas. Ainda assim, ele pode ser comercializado”, vislumbra a estudante.
A orientadora da pesquisa, Deise Benn, destaca que a ideia tem viabilidade de execução. “Muitas pessoas já manifestaram interesse no irrigador, justamente pela facilidade na irrigação (automação) e pelo monitoramento através do aplicativo. Com essas ferramentas, as pessoas podem viajar, por exemplo, sem se preocupar com quem irá regar suas plantas todos os dias”.
Bahia Faz Ciência
A Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb) estrearam no Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, 8 de julho de 2019, uma série de reportagens sobre como pesquisadores e cientistas baianos desenvolvem trabalhos em ciência, tecnologia e inovação de forma a contribuir com a melhoria de vida da população em temas importantes como saúde, educação, segurança, dentre outros. As matérias são divulgadas semanalmente, sempre às segundas-feiras, para a mídia baiana, e estão disponíveis no site e redes sociais da Secretaria e da Fundação. Se você conhece algum assunto que poderia virar pauta deste projeto, as recomendações podem ser feitas através do e-mail comunicacao.secti@secti.ba.gov.br.
Fonte: Ascom/ SECTI
Notícias Relacionadas
-
Estudantes da rede estadual participam do 1º Festival da Voz Estudantil de Vitória da Conquista nesta sexta-feira (22)
-
SEC convoca 181 mediadores para atuarem no Emitec
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro