Estudantes atletas da Bahia disputam Jogos da Juventude, em São Paulo

Palavras-chave:

Fotos: Divulgação
Ao todo, a delegação da Bahia embarca com 120 atletas

O primeiro grupo da delegação da Bahia desembarcou, nesta quinta-feira, 31, com 68 atletas, dirigentes, fisioterapeuta e jornalista para os Jogos da Juventude/2023, com sede em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, para estudantes atletas de 15 a 17 anos.  A cerimônia de abertura dos jogos será realizada a partir das 18h desta sexta-feira (1º), no Theatro Pedro II.

Ao todo, a delegação baiana estará representada por 120 atletas de 18 modalidades esportivas, que serão disputadas entre os dias 2 e 17 de setembro. A programação conta com atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, taekwondo e wrestling, de 2 a 5; ginástica artística, judô, tênis de mesa, triathlon e vôlei, de 6 a 9; águas abertas, basquete, esgrima, handebol, natação, tiro com arco e vôlei de praia, de 12 a 16.  

O Governo do Estado, por meio das secretaria estaduais da Educação (SEC) e do Trabalho, Emprego e Esporte (SETRE), através da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB), e com execução da Federação Baiana de Esporte Escolar (FBEE), realizou as seletivas escolares para as etapas nacionais e concedeu os uniformes e as passagens aéreas aos atletas e dirigentes baianos.

Motivação

Com altas expectativas de medalhas, tendo como referência a boa campanha nos Jogos da Juventude do ano passado, o nível da competitividade dos atletas na seletiva baiana que aconteceu em julho chamou a atenção dos dirigentes baianos. Alguns deles estão competindo pela primeira vez de uma competição nacional, inclusive, dos Jogos da Juventude.

Esse é o caso de Michelle Santos, de 15 anos e aluna do Centro Educacional Soror Joana Angélica, em Jacobina. Competindo na prova dos 100m rasos do atletismo, ela comenta estar muito feliz em poder participar pela primeira vez da etapa nacional, após a classificação na estadual. “Tenho que agradecer a Deus e todas as pessoas que me apoiaram, da escola e entre meus amigos. É uma emoção imensa estar participando disso. Eu espero ganhar.”

Já a jovem ciclista Renata Evellyn, 15, veio de longe para viajar pela primeira vez de avião e conhecer outro Estado por meio do esporte. A estudante do Colégio Estadual de Barreirinhas, em Barreiras, no Oeste do Estado, estava nervosa pela viagem e pela competição. “É uma sensação boa. Não dá para explicar direito. Sobre as expectativas, não vou mentir: estou com medo. Mas, vai ser bom. O importante é participar”, afirma.

Jogos da Juventude

O maior evento esportivo escolar do país contará com mais de quatro mil atletas de 15 a 17 anos de todas as 27 Unidades Federativas do país em busca das medalhas nas 18 modalidades presentes no programa da competição. Realizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), o evento multiesportivo contará também com cerca de 1.200 profissionais e voluntários diretamente envolvidos na organização.

Além das disputas esportivas, os Jogos da Juventude trazem uma série de ações educativas e culturais. O Programa Transforma, de promoção dos Valores Olímpicos do COB, envolverá um total de 900 crianças de escolas públicas da região para vivenciarem a competição e já está capacitando os professores da cidade paulista.

Ascom Sudesb
Marcus Carneiro – DRT 3614
31.08.2023

Notícias Relacionadas