Estudantes assistem ao espetáculo ‘R$ 1,99’ com o ator Ricardo Castro

Palavras-chave:
 

Fotos: divulgação
A aula para os estudantes do Centro Noturno de Educação da Bahia Maria Quitéria (CENEB), localizado no bairro Bonfim, em Salvador, foi de muitas gargalhadas e reflexões, nesta quinta-feira (31). É que os 140 estudantes, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), ocuparam o auditório do CENEB para assistir à peça ‘R$1,99’, escrita, dirigida e interpretada pelo ator Ricardo Castro. O artista foi convidado pelo CENEB e apresentou gratuitamente o  espetáculo, que já foi visto por mais de 600 mil pessoas ao longo de 18 anos de atuação. A peça continua surpreendo pela irreverência como trata assuntos da contemporaneidade, contribuindo, assim, para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes através da arte.

“Foi muito bom e gratificante trazer o teatro para a escola e proporcionar aos estudantes esse conhecimento que, muitas vezes, não é adquirido por várias questões. Muitos estudantes ficaram com os olhos brilhando assistindo ao espetáculo, pois nunca tinham ido ao teatro”, comenta o diretor da unidade, Jorge Bulgari.    

Entre os olhares mais atentos da plateia estava o de Átila Queiroz, 25 anos. “A peça foi maravilhosa. O ator abordou sobre várias questões atuais de uma forma bem legal. A escola está de parabéns pela iniciativa. Na hora do debate, elogiei a escola e o ator. Ele é ótimo e trouxe alegria e reflexão para nosso dia. Nós precisamos de mais momentos como este, de interação, de aprender através da arte”, pontua o estudante.

Na peça, o ator baiano faz uma análise crítica e social de 'quanto' vale uma pessoa, abordando questões sociais, históricas e cotidianas. Para a articuladora de arte e cultura da unidade escolar, Mabel Freitas, a atividade foi uma aula multidisciplinar com o ator. “Minha principal função é ser agitadora cultural na instituição. Para isso, sempre proponho aulas diferenciadas, com linguagens artísticas como possibilidade de aprendizagem e eles adoram. Os estudantes ficaram encantados com esta peça, que foi uma experiência significativa para todos”, relata a professora.

Para o ator Ricardo Castro se apresentar para estudantes de escola pública tem um sabor especial. “Eu acredito no poder transformador da arte. Para mim, é fundamental que os estudantes de escola pública tenham acesso à cultura e a arte”, afirmou, ao acrescentar que também saiu entusiasmado com a troca de experiências com a comunidade escolar. “Foi uma noite ótima. Aconteceu exatamente como a gente esperava. O efeito que a peça causou nas pessoas ontem foi fenomenal, foi massa. A arte e a educação têm que andar juntas, pois a arte é um instrumento fenomenal para se educar”, finaliza.

Notícias Relacionadas