Estudantes apresentam suas criações em culminâncias dos projetos de arte e cultura

Palavras-chave:
Fotos: divulgação
As etapas territoriais dos projetos estruturantes de arte e cultura da rede estadual estão ocorrendo nos Núcleo Territoriais de Educação (NTEs) localizados em todo o estado. São criações em diferentes linguagens como música, artes plásticas, teatro, dança, canto coral, poesia e outras que tratam de temáticas relacionadas ao cotidiano e percepções dos estudantes. 
 
Os projetos de arte e cultura são: Tempos de Arte Literária (TAL); Artes Visuais Estudantis (AVE); Festival Estudantil de Teatro (FESTE); Festival Anual da Canção Estudantil (FACE), Encontro de Corais Estudantis (ENCANTE); Dança Estudantil (DANCE), Educação Patrimonial e Artística (EPA) e Produção de Vídeos Estudantis (PROVE). Além disso, também são desenvolvidos os Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP).
 
Nesta sexta-feira (9), o Núcleo Territorial de Itapetinga (NTE 08), realizou, na Alameda Ruy Barbosa, em Itepetinga (458 km de Salvador), a exposição do projeto Artes Visuais Estudantis (AVE). Os quadros criados em diferentes técnicas foram apreciados por pessoas da comunidade. Este foi o caso do vendedor Pablo Amaral Porto. “Fiquei sabendo da exposição através das redes sociais e aproveitei para ver de perto. Gostei muito dos quadros, pois mostram os talentos que os estudantes das escolas públicas têm e que muitas vezes não são vistos pela comunidade e, por meio deste evento, todos puderam conhecer os trabalhos”, afirmou o visitante.
 
Para a estudante Edileia Paiva Silva, 22, 2° ano, a exposição foi um momento marcante de sua trajetória escola, visto que participa há sete anos do projeto AVE. “Eu expus o meu quadro ‘O ser brutal’ feito com tinta óleo e que mostra a violência física e psicológica da sociedade. Estou muito contente, pois esta é a quinta vez que eu fico em primeiro lugar na etapa territorial”, comemorou.
 
Os demais projetos do NTE 08, como o FESTE, FACE, TAL e ENCANTE serão apresentados no dia 29 de novembro, na Fundação Cultural Itapetinguense. Já os projetos DANCE, PROVE e EPA, terão suas culminâncias no dia 30, na Concha Acústica de Itapetinga, em um evento ao ar livre.
 
No município de Caetité (636 km da capital), foram realizadas, nestas quarta e quinta-feira (7 e 8), as culminâncias dos projetos artísticos e culturais do NTE 13. Os eventos aconteceram em diferentes locais como os auditórios do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) e da Casa Anísio Teixeira. 

Notícias Relacionadas