Estudantes apresentam produtos das Fábricas-Escolas do Chocolate durante o Carnaval

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Seis estudantes das Fábricas-Escolas do Chocolate de Ilhéus e Gandu estão participando do Carnaval de Salvador para apresentar os produtos desenvolvidos durante as aulas práticas dos cursos técnicos que fazem, a exemplo do curso de Nutrição e Dietética. No espaço montado no estúdio da TVE no Circuito Osmar, os alunos distribuem chocolates com diferentes teores (50 e 70% cacau) produzidos por eles nas Fábricas-Escolas e falam um pouco sobre as características e delícias deste que é um dos doces mais apreciados no mundo e cujas técnicas estão aprendendo para conquistar o mundo do trabalho e do empreendedorismo.
 
A oportunidade de dar visibilidade à iniciativa durante a folia momesca é fruto da parceria entre o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB) e a Secretaria de Educação do Estado. Natan Silva, 19 anos, aluno do curso de Nutrição Dietética do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Baixo Sul, em Gandu, fala sobre a experiência. “É um momento único. Vou levar para minha vida toda e integrar ao meu currículo profissional. Eu pretendo montar uma pequena empresa, produzir meu próprio chocolate, ganhar mercado e exportar meu próprio produto. A Fábrica-Escola ajuda nesse processo, dá oportunidade para gerarmos renda com o que aprendemos”, afirmou.
 
Fotos: Bruno Barretto
O colega Álvaro Sena, de 19 anos, fala da importância de divulgar um pouco do que é produzido em sua região. “Estar aqui é importante para divulgar o trabalho que é feito no interior e valorizar a cultura cacaueira. É mais um aprendizado para realizar meu sonho de estudar Agronomia e continuar empreendendo com o chocolate”. O professor que acompanha os jovens, Oswald de Souza, reforça a importância de atividades como essa para a formação dos estudantes. “A Fábrica-Escola alavancou a autoestima de Gandu e dos jovens da região que podem participar. Essa experiência aqui no Carnaval de Salvador é boa para eles desenvolverem a comunicação, ficarem mais desinibidos”, ressaltou.
 
Para Durval Libânio, Superintendente de Educação Profissional e Tecnologia, “promover a cadeia do chocolate e sua relação com a educação profissional, durante o Carnaval, é algo extremamente importante para que a gente consolide uma visão de que a Bahia pode vir a se tornar um Estado que cresce cada vez mais e se desenvolve a partir da qualificação profissional e da oportunidade de empreendedorismo para seus jovens.”
 
Flávio Gonçalves, diretor geral do IRDEB, também falou sobre a visibilidade que o Carnaval pode proporcionar à esta política pública. “A possibilidade da parceria com a Secretaria da Educação da Bahia é muito importante para mostrar aos convidados da TVE como as escolas públicas baianas têm sido um espaço de formação e de produção que contribuem para gerar renda e oportunidades aos nossos estudantes e futuros profissionais”.
 
Fábrica-Escola do Chocolate - As Fábricas-Escolas do Chocolate funcionam como laboratório para os estudantes que fazem os cursos técnicos de nível médio. Os equipamentos valorizam e fomentam a vocação do Sul da Bahia na produção de chocolate e fortalecem toda a cadeia produtiva, contribuindo para a aceleração de empreendimentos e para o fomento criativo com foco na formação e formação e qualificação profissional.
 
Atualmente, são três Fábricas-Escolas do Chocolate no Estado: a Fábrica Escola do Chocolate Nelson Schaun, em Ilhéus; outra no Centro Territorial de Educação Profissional do Baixo Sul (CETEP), em Gandu, e, por fim, no Centro Estadual de Educação Profissional da Floresta do Cacau e do Chocolate Milton Santos, situado no Assentamento Terra Vista, em Arataca. Outras duas temáticas também foram instaladas, a Fábrica-Escola do Couro, em Ipirá, e a da Construção Civil, em Salvador.

Notícias Relacionadas