Estudantes apresentam inovações e tecnologias sociais em Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária

Palavras-chave:
Estudantes da Educação Profissional da rede estadual de ensino apresentam, a partir deste sábado (23), projetos e tecnologias sociais, de baixo custo, desenvolvidos nas unidades escolares durante a 10ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, no Parque de Exposições de Salvador. O evento, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), começa neste sábado (23) e segue até o dia 1º de dezembro, apresentando ao público a diversidade cultural e o potencial produtivo do setor rural baiano. E os estudantes dos cursos técnicos de nível médio também irão protagonizar atividades voltadas à produção, agroindustrialização, comercialização, pesquisa e inovação.
 
No Balcão Tecnológico, por exemplo, 16 projetos de estudantes de Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional serão apresentados e chamam a atenção  pelo baixo custo, sustentabilidade e inovação. Dentre os projetos estão o Dessalinizador Artesanal; o Eco defumador Artesanal; o Desidratador Solar de Alimentos Alternativo; o  Sabonete da Palma Forrageira; Motor Agrícola a Base de Energia Eólica; Alternativas do Uso da Moringa; Sistema de Irrigação Inteligente; e Biossementeira Ecológica. Já os estudantes dos cursos técnicos de nível médio em Cozinha, Panificação e Nutrição e Dietética do Centro de Educação Profissional (CETEP) Empreende Bahia, localizado em Salvador, irão participar da Cozinha Show.
 
A instalação das miniescolas-fábrica de Chocolate e da Carne do Sol, com estudantes do CETEP do Baixo Sul, em Gandu, do Médio Sudoeste da Bahia, em Itororó, e visitas guiadas com estudantes do curso técnico em Guia de Turismo, do CETEP em Gestão e Negócios e Turismo Luiz Navarro de Brito, também estão na programação da feira. Os estudantes do curso técnico Produção em Áudio Vídeo, do Centro Estadual de Educação Profissional, Formação e Eventos Isaías Alves (CEEP ICEIA), participarão de atividade prática do curso, com a produção de audiovisuais do evento.  
 
Além disso, acontecem apresentações culturais com estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Música, e com o grupo Black Dance, do projeto Escolas Culturais. “Envolver os estudantes em uma atividade como está é uma grande oportunidade para que eles possam mostrar seus projetos e tecnologias sociais desenvolvidos nas escolas. Além disto, todas as vivências e troca de experiências também irão agregar conhecimento a todos eles, fortalecendo suas aprendizagens e a preparação para o mundo do trabalho e ou para o empreendedorismo”, afirmou o superintendente da Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Ezequiel  Westphal.
 
Programação:
 
Balcão Tecnológico (23 novembro a 01 de dezembro - 8h às 22h)
 
- Apresentação de 16 projetos selecionados:
Dessalinizador Artesanal (CEEP em Gestão e Negócios Norte Baiano) – Juazeiro;
Kombucha (CETEP Vale do Jiquiriçá) – Amargosa;
PALMIX: Sabonete da Palma Forrageira (Colégio Estadual Luís Cabral) – Canudos;
Uso de Inseticidas e Repelentes Naturais para o Controle de Pragas em Frutíferas e Hortas Escolares (Colégio Estadual Luís Cabral) – Canudos;
Motor Agrícola a Base de Energia Eólica uma Proposta Sustentável para os Agricultores do Sertão (Colégio Estadual Luís Cabral) – Canudos;
Alternativas do Uso da Moringa (CETEP Bacia do Jacuípe) –Ipirá;
Sistema de Irrigação Inteligente (Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia da Informação e Comunicação) - Lauro de Freitas;
Óleo de Licuri: Uma Alternativa Barata e Sustentável (Colégio Estadual Lauro Farani Pedreira de Freitas) – Iaçu;
Aproveitamento da Casca de Maracujá (CETEP Bacia do Rio Grande) – Barreiras;
Biossementeira Ecológica (CETEP Bacia do Rio Grande) – Barreiras
Desidratador Solar de Alimentos Alternativo - Temperagro (CEEP Semiárido) - São Domingos;
Utilização do Coco Nucifera (CETEP Bacia do Rio Grande) – Barreiras;
“TERRACICLANDO: Reciclagem de Resíduos” (Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana) – Camaçari;
Eco defumador Artesanal (CEEP Semiárido) - São Domingos;
Formulação, Preparação e Avaliação Sensorial de Mousse de Mandacaru (CETEP do Portal do Sertão) - Feira de Santana;
Aproveitamento Agroindustrial do Fruto do Maracujá do mato ou maracujá da Caatinga (Centro Territorial de Educação Profissional Santa Bernadete) – Queimadas.
 
Escolas-Fábrica (23 de novembro a 1º de dezembro - 8h às 22h)
 
- Instalação da estrutura de miniesescolas-fábrica da Carne de Sol, do CETEP do Médio Sudoeste da Bahia (Itororó) e, de Chocolate, do CETEP do Baixo Sul (Gandu) com a presença de alunos e professores.
 
Visita Guiada (25 a 29 de novembro – turno vespertino)
 
- Estudantes do curso técnico em Guia de Turismo do CEEP em Gestão e Negócios e Turismo Luiz Navarro de Brito apresentando a Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária ao público visitante, especialmente caravanas escolares, mostrando a importância do evento, bem como a valorização e disseminação da agricultura familiar e economia solidária do nosso Estado.
 
Cozinha Show: (27 e 29 de novembro - 8h às 22h)
 
 - Estudantes dos cursos de técnicos em Cozinha, Técnico em Nutrição e Dietética e Técnico em Panificação do Centro de Educação Profissional Empreende Bahia vivenciam a prática relacionada aos cursos.
 
Momento Cultural (28 e 29 de novembro – turno vespertino)
 
Apresentação de Dança – Grupo Black Dance (Escolas Culturais) – 28/11
Apresentação Musical – Orquestra do CEEP Música – 29/11

Notícias Relacionadas