Estudantes apresentam exposição sobre história de São Felipe

Palavras-chave:
Foto: acervo pessoal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conhecer a história e valorizar a identidade do município é o objetivo do projeto “São Felipe no túnel do tempo”, realizado por estudantes do Colégio Estadual João Durval Carneiro. Divididos em 29 equipes, cerca de 1200 alunos, pesquisaram aspectos políticos, econômicos e culturais, dos diversos momentos históricos da cidade emancipada no ano de 1880.

O projeto resultou em uma exposição que mobilizou toda a escola. “Cada equipe ficou responsável por contar um momento. As salas foram utilizadas como estandes, onde os alunos puderam expor cartazes, fotos e objetos relacionados a aspectos relevantes da nossa história”, explica a professora de Português e Literatura, Elizabeth Oliveira, acrescentando que “a ideia inicial surgiu na Jornada Pedagógica, foi desenvolvida ao logo deste primeiro semestre, sendo abraçada por toda comunidade escolar.

 

O estudante do 3º ano, Alison Farias, 18 anos, fala do trabalho apresentado. “Minha equipe apresentou aspectos de 1910 a 1919, onde montamos uma cabana de taipa, muito comum na época. Além de moradia, estas cabanas eram utilizadas como locais de ensino”. Também segundo o estudante do 3º ano, Millas Conceição, 21, que apresentou a época de 1880, “pudemos vivenciar um pouco as dificuldades da época onde não havia luz elétrica. Nossa sala foi decorada com artesanatos, candeeiros e imagens de época”.

Mais do que participar, os estudantes puderem conhecer sua própria identidade. “Muitos de nós não tinha ideia deste passado. Poder pesquisar e apresentar este trabalho cria em nós um sentimento de valorização de nossas origens”, afirma a estudante do 2º ano, Maria da Paz,17, que apresentou aspectos de 1940 a 1952, época em que foi fundada a primeira delegacia do município.   
 

 

Notícias Relacionadas