Estudantes apresentam experiências criativas e dinamizam ambiente escolar

Os saraus, mostras de vídeos, de dança, artes visuais e patrimoniais estão dinamizando o ambiente escolar na primeira etapa classificatória para os projetos artísticos desenvolvidos na rede estadual. Até agora, 1.157 escolas da rede estadual aderiram aos projetos. A etapa classificatória nas escolas acontece até 07 de agosto. Após este momento, as escolas têm o período, de 10 a 17 de agosto, para inscrever os trabalhos escolhidos para a pré-seleção nos respectivos Núcleos Regionais de Educação (NRE).

"Nos dedicamos muito e estamos confiantes de chegarmos à etapa final”, estudante Ramon Maia

No Colégio Estadual Hermano Gouveia Neto, em Lauro de Freitas, os alunos classificados já vivem a expectativa de serem selecionados para a etapa regional. “É uma grande oportunidade que a escola nos deu para levarmos a nossa música “Vivendo do passado” para a seleção na etapa regional. Fizemos um rap que fala de amor e traz uma mensagem positiva”, ressaltou o estudante do 9º ano, Jonatas Silva, que compôs a canção com mais dois colegas.

Classificado na dança, o estudante do 2º ano, Ramon Maia, fala da inspiração que sua equipe teve para a composição da coreografia. “Trabalhamos no estilo jazz afro, pois quisemos mostrar a cultura negra como nossa identidade. Nos dedicamos muito e estamos confiantes de chegarmos à etapa final”, destaca.

Neste ano, a Secretaria da Educação realiza a culminância dos Projetos Artísticos e Culturais, durante o 4º Encontro Estudantil: ciência, arte, esporte e cultura, previsto para os dias 18, 19 e 20 de novembro, na Arena Fonte Nova, em Salvador.  As criações estudantis serão apresentadas no 8º Festival Anual da Canção Estudantil (Face), 8ª Mostra de Artes Visuais Estudantis (AVE), 7º Sarau do projeto Tempos de Arte Literária (TAL), 4ª Mostra das Aventuras Patrimoniais (EPA), 3ª Mostra de Vídeos Estudantis (Prove), 2ª Mostra de Dança Estudantil (Dance) e a Mostra de Canto Coral Estudantil (Encante). O Encontro Estudantil também contempla os Jogos Estudantis da Rede Pública, a Feira de Ciência e de Matemática, a Mostra da Educação Profissional, além de experiências desenvolvidas no Centro Juvenil de Ciência e Cultura, pela Rede Anísio Teixeira e o Programa Todos pela Alfabetização (Topa).