Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
SIGEDUC
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: estudantes › Notícia › Estudantes aprendem Física construindo instrumentos musicais
Estudantes aprendem Física construindo instrumentos musicais
Publicado em seg, 07/11/2016 - 15:47 por Ascom/SEC
Palavras-chave:
Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
Caetano Veloso já versou e cantou: “Como é bom poder tocar um instrumento”. Os estudantes de escolas estaduais participantes dos cursos e oficinas ofertadas pelo Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), do Colégio Central, em Salvador, vão além: não só aprendem a tocar instrumentos, como a construí-los, a partir de materiais reutilizáveis ou recicláveis. O interessante é que ao fabricar os instrumentos, os alunos têm a oportunidade de associar conhecimentos musicais com o conteúdo da Física Acústica, aprendido nas aulas teóricas em suas unidades de ensino.
As atividades no CJCC integram as oficinas ‘Som na Caixa’ e ‘Musificando’, do CJCC, realizadas em parceria com estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)/ Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Na oficina, uma panela de alumínio e varetas de aço, por exemplo, são transformadas em um instrumento percussivo de sonoridade acústica.
Já um cano de PVC, acoplado à uma bexiga (bola de soprar) e à uma pequena mangueira para soprar o som, é batizado de Tubo Soprado. Esse instrumento de sopro, demonstra o professor de música Alexandre Rebouças, produz um som grave, devidamente calculado a partir dos conhecimentos de Física. Já um tubo de PVC fino pode ser transformado em uma flauta de som doce. “Os alunos das nossas oficinas são muito participativos, criativos, dedicados e interessados em inserir a música em suas vidas como um elemento essencial no seu desenvolvimento pedagógico-cultural”, ressalta o educador, revelando que às quintas são dedicadas à confecção dos instrumentos e às sextas, para tocá-los em aula coletiva.
O estudante do Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas, no bairro de Nazaré, em Salvador, Álvaro Roberto da Silva, 16, que já confeccionou uma flauta e um berimbau, conta que a experiência se torna ainda mais interessante com a aplicação dos conhecimentos da Física Acústica. “Testamos fazer a cabaça – que funciona como caixa de ressonância do berimbau – de papel, e descobrimos que o tipo do material não alterou o som. São experimentações diversas até chegarmos no instrumento que idealizamos. A oportunidade de obter conhecimento musical e aplicar os conteúdos teóricos da Física na prática é fascinante”, revela.
Na sala específica de fabricação dos instrumentos, o professor de Física e Robótica Elton Barreto ressalta que vivenciar a Física na prática é para que os alunos das oficinas do CJCC tenham uma motivação a mais: a música. “Sair da teoria e experimentar a Física na confecção dos instrumentos, a partir de materiais encontrados na natureza, é uma forma de tornar o processo de ensino e aprendizagem mais lúdico e, consequentemente, mais atrativo”, avalia.
Vitória Mendes, 15, estudante do Colégio Estadual Manoel Novaes, no bairro do Canela, assegura que a combinação da música com a Física é uma atividade bem-sucedida mesmo para quem não tem na disciplina uma das suas preferidas. “As oficinas Som na Caixa e Musificando despertaram em mim o gosto por tocar instrumentos musicais, bem como a compreender a Física de uma forma mais lúdica e menos complicada. Já construí Cajon, berimbau, pau de chuva, viola de lata e flauta. Construo e toco e, além disso, aprendo o conteúdo da Física”, conta, orgulhosa.
Como a maioria dos alunos, Ariel Amorim, 16, também do Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas, não tinha qualquer conhecimento musical até entrar para as duas oficinas. “Meu pai é violonista e sempre tive vontade de aprender a tocar instrumentos. Aqui a gente passa a ter uma outra visão sobre a importância que a música exerce na vida das pessoas”, ressalta.
Notícias Relacionadas
-
SEC distribui vales-livro para trabalhadores do Primeiro Emprego, Mais Futuro, Partiu Estágio e Bahia Aprendiz
-
Colégio Estadual promove dia de atividades e serviços gratuitos em Cajazeiras 8
-
Professor da rede estadual conquista o primeiro lugar no Prêmio Educador Transformador, na categoria EJA
-
Matrícula para Programa Universidade para Todos se encerra nesta sexta-feira (26)
-
3ª edição do FIC mescla tecnologias, tradições, inovações e saberes ancestrais
-
Comunidade escolar da rede estadual se mobiliza em torno do processo de isenção da taxa de inscrição do Enem
-
Professores da rede estadual podem se inscrever para receber vale-livro da Bienal