Estudantes ampliam interesse pelas olimpíadas em diferentes áreas do conhecimento

Palavras-chave:
A Secretaria da Educação do Estado (SEC), através do programa Bahia Olímpica, vem incentivando a participação dos estudantes da rede estadual de ensino nas olimpíadas nacionais e estaduais em diversas áreas do conhecimento. As escolas são mobilizadas para as olimpíadas de Matemática, Física, História do Brasil, Astronomia e Aeronáutica, Biologia, Inglês e outras, desde o início de cada ano letivo.  E mesmo com a suspensão das aulas por causa da pandemia do novo Coronavírus, tem sido expressivo o envolvimento  dos estudantes nas olimpíadas nacionais.
 
Para se ter uma ideia, na 16º edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), a rede pública de ensino da Bahia atingiu 100% de municípios inscritos, com o total de 1.473.146 de estudantes inscritos de 4.112 escolas das redes municipais e estadual.
 
A estudante Edilma Alves
O subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza, ressaltou a importância do programa Bahia Olímpica no sentido de despertar, cada vez mais, o interesse dos estudantes para as olimpíadas. "Desde 2019, a SEC tem se empenhado na divulgação das olimpíadas escolares nas diversas áreas do conhecimento e sensibilizando professores, diretores e coordenadores pedagógicos. As olimpíadas retratam uma maneira nova de abordar os conteúdos e conhecimentos em áreas como as ciências da Natureza e Humanas; na leitura e no cálculo, entre outras. Apesar da pandemia, o número de estudantes, professores e escolas que estão participando tem sido cada vez maior. Isso demonstra que os nossos profissionais buscam novas formas de abordar o conhecimento na rede e, ao mesmo tempo, leva os estudantes a desafios importantes que testam os seus conhecimentos e suas habilidades e que são fundamentais na maneira nova de ensinar e aprender". 
 
A estudante Edilma Alves, 21, do Colégio Estadual do Campo, no município de Campo Formoso, é uma das participantes da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Física (OBF), que será realizada de forma on-line, no dia 28 de novembro. “Ter sido classificada para a segunda fase em uma olimpíada nacional tão importante e concorrida, como é a de Física, é muito bom, sinto-me bastante orgulhosa. A Física tem uma importância fundamental no dia a dia das pessoas, porque ela está presente em todos os lugares e devo ao meu professor Damon Ferreira Farias o meu entendimento de Física, a minha descoberta pela disciplina”, afirma. 
 
A 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) tem 126 escolas da rede estadual de ensino inscritas e segue acontecendo de forma on-line. O resultado dos estudantes medalhistas será divulgado no dia 30 de dezembro, na página da OBA (http://www.oba.org.br/site/). Já a 12ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), que foi realizada no último domingo (22), contou com 69,8 mil inscritos de todo país e um total de 17,4 mil equipes.

Notícias Relacionadas