Estudantes ajudam a construir sala de arte sustentável em Praia do Forte

Palavras-chave:
Foto: divulgação
Na semana em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente (6), os estudantes do Colégio Estadual Alaor Coutinho, localizado em Praia do Forte (83,1 Km de Salvador), mostram como é possível tornar a escola mais sustentável. Uma das iniciativas adotadas pela comunidade escolar para melhorar a relação com o meio ambiente é a construção de uma sala de arte sustentável, na área externa do colégio, utilizando materiais de baixo custo e reaproveitáveis como pneus usados, madeira e massa de adobe feita através da mistura do barro com palha e borracha de pneus triturados.
 
Na nova sala, que terá um andar com mezanino com acesso por escada, serão realizadas aulas de disciplinas como Artes, Biologia e Matemática. A estrutura também contempla materiais como madeira de eucalipto tratado, telhado de bambu, cipó e outros. A previsão é que fique pronta nos próximos meses. Em todo o processo, os estudantes associam detalhes da construção com disciplinas como Matemática, Física e Química, além da relação direta do material utilizado com as questões socioambientais.
 
Segundo o vice-diretor do colégio, Adson Deiró, a iniciativa vem despertando ainda mais nos estudantes a consciência quanto à reutilização de materiais e sobre o impacto que os mesmos poderiam provocar se descartados na natureza. “Eles estão bastante motivados em ajudar a construir algo útil e que vai trazer vários benefícios. Além disso, se dedicam e aprendem a dar mais valor ao patrimônio da escola e ao meio ambiente”, diz o gestor.
 
Este é o caso de Fábio Luís Barbosa, 18, 3º ano, que está colaborando desde o início da construção, em 2016. “Participar da construção está sendo uma ótima oportunidade de aprendizado. Vou me formar este ano e sairei da escola deixando a minha contribuição”, destaca o estudante, que já ajudou a colocar as pilastras e a preparar a base com barro e pneus. Quem também está envolvido no projeto é Willian Felix dos Santos, 20, 2º ano. “É muito bom poder ajudar a construir algo diferenciado, utilizando matérias sustentáveis e de alta durabilidade. Estou na expectativa de ver a sala pronta e funcionando”, diz, empolgado.
 
Além da sala sustentável, a unidade escolar possui uma extensa horta modelo que serve de laboratório para as aulas práticas de Física, Matemática e outras disciplinas. Os alimentos produzidos, sem agrotóxico, a exemplo de alface, tomate e coentro, são utilizados na alimentação escolar.

Notícias Relacionadas