Estudante do Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior participa do Parlamento Jovem Brasileiro

Estudante do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior, no bairro de Itapuã, em Salvador, Larissa Santos Viana, 18 anos, vai representar a Bahia, de 21 a 26 de setembro, em Brasília, na 11ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). O programa anual, promovido pela Câmara dos Deputados, leva a Brasília 78 jovens de todo o País para uma simulação da rotina dos trabalhos legislativos, a fim de despertar, nos jovens, a reflexão crítica da importância da representação política.

A participação dos estudantes no programa foi definida por meio de um processo seletivo, no qual cada estudante apresentou um projeto de lei de âmbito nacional, que será defendido durante a estadia dos jovens em Brasília. Simulando o processo parlamentar, os projetos tramitam por comissões e depois são levados ao plenário, para que sejam votados.

Representando a Bahia, o projeto de lei elaborado por Larissa Santos Viana dispõe sobre a criação do Selo Amigo do Meio Ambiente, para que as escolas sempre desenvolvam as suas atividades a partir do conceito de sustentabilidade. “A questão ambiental é um tema que deve ser tratado dentro da escola para incentivar a comunidade a preservar os recursos da escola e, desta forma, evitar o desperdício”.

De acordo com a estudante, o projeto prevê a criação de um observatório para fiscalizar a preparação da alimentação escolar, a limpeza e outras ações do dia a dia da escola. “A ideia é que o observatório fiscalize essas atividades para verificar se as ações estão seguindo o princípio da sustentabilidade. Caso atenda aos requisitos, a escola recebe o Selo Amigo do Meio Ambiente”, explicou Larissa.