Estudante do CJCC de Conquista está na seletiva para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2021

Palavras-chave:
Estudante do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Vitória da Conquista e do 2⁰ ano do Ensino Médio do Centro Integrado de Educação Navarro de Brito, Sara Roberta Lucas Domiciano, 18, está radiante com a possibilidade de participar das Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2021. Depois de ser medalhista na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2020 – que aconteceu virtualmente por conta da pandemia do Coronavírus –, ela foi convidada para participar das seletivas para o evento internacional.
 
Sara Roberta fala sobre o seu interesse pela Astronomia, as dificuldades que a pandemia impôs aos estudantes e a ajuda que teve no CJCC, através da professora Karine Brandão. “Foi, realmente, muito difícil 2020 no que se refere aos estudos, porém a professora Karine me incentivou a fazer a prova da OBA e eu fiz, pois sempre gostei dessa área de Astronomia e, quando ela me disse que eu tinha conquistado a medalha de bronze, fiquei muito feliz e senti um impulso a mais para seguir nesse desafio que é gostar de astronomia. O CJCC me ensinou muitas coisas e não deixou nenhum aluno na mão, auxiliando e incentivando a gente. Espero poder continuar aprendendo com todos eles”, declarou a estudante.
 
A professora Karine Brandão conta que Sara e outros 60 estudantes fizeram o curso “No mundo da lua”, oferecido pelo CJCC e ministrado por ela, tendo sido iniciado presencialmente, no começo do ano passado, e continuado virtualmente, por causa da pandemia. A partir desse workshop, ela os incentivou a participar da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. “Do CJCC, oito participaram da OBA e Sara teve a melhor nota, foi medalhista. Como ela tem o desejo de seguir a carreira de astrofísica, eu a incentivei passar pela experiência. Com este desempenho na OBA, ela foi convidada pelos organizadores a participar da seletiva internacional, que consiste em três provas on-line, tendo feito a primeira na última sexta-feira, e se ela passar em todas as etapas, vai concorrer nas Olimpíadas Internacionais de Astronomia. Estamos fortemente na torcida”.
 
A diretora do CJCC de Vitória da Conquista, Alice Irigoyen, comentou sobre o sucesso da estudante. “Ficamos muito felizes com a conquista de Sara. Participar das olimpíadas é um desafio tanto para os estudantes, quanto para a professora que os apoia. Mas é de grande importância, pois estimula os jovens a descobrirem novos conhecimentos e despertarem o interesse por diferentes áreas de ensino”.

Notícias Relacionadas