Estudante de Salvador vivencia experiência de ser secretário da Educação do Estado por um dia

Fotos: Claudionor Jr. e Josenildo Almeida - Ascom/Educação
O sonho de ser secretário da Educação do Estado acaba de se tornar realidade para o estudante Emanoel de Jesus Paixão, 18, que cursa o 2º ano no Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira, localizado em Salvador. Por um dia, nesta sexta-feira (20), ele vivenciou a experiência ao lado do secretário Jerônimo Rodrigues, onde participou de reuniões na sede do órgão e de uma agenda externa, no município de Lauro de Freitas.

Para o jovem secretário, o dia de trabalho foi “intenso e muito produtivo”. Na sua primeira agenda, ele participou de uma reunião com o embaixador da Finlândia no Brasil, Jouko Leinonen, e com representantes da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (SECTI), na qual teve a oportunidade de dar sua opinião sobre os assuntos tratados, a exemplo de futuras parcerias na área da Educação. Além disso, esteve presente em uma reunião parlamentar e, também, participou de um encontro no auditório do Centro Pan-Americano de Judô (CPJ), em Lauro de Feiras, com a delegação baiana de esportes coletivos que competirá na etapa regional Nordeste dos Jogos Escolares da Juventude, em Natal – RN.

Emanoel falou como este dia marcou a sua vida. “Conheci Jerônimo em um evento que participei relacionado à escola e me identifiquei muito com ele. Pesquisei sobre sua trajetória e, a partir disso, despertou o meu sonho em ser futuramente um secretário de Educação, pois gosto muito desta área. Hoje, com esta experiência, está mais do que definido que essa é a carreira que eu quero seguir. Adorei o dia de trabalho ao lado dele, de ter participado das discussões nas reuniões e de todo o carinho e atenção que tive de toda a equipe do secretário, pois realmente senti na prática como é ser um secretário”, revelou o estudante.

Protagonismo estudantil
O estudante é o idealizador do projeto Grupo de Amigos Motivadores (GAM), que presta apoio socioemocional aos colegas que sofrem de problemas socioemocionais, a exemplo da depressão. A experiência também foi apresentada por ele ao governador Rui Costa, durante encontro na Governadoria, quando, na oportunidade, o secretário Jerônimo o convidou para vivenciar a rotina de secretário com ele.