Estudante de Bom Jesus da Lapa conquista vaga em Programa Futuras Cientistas

Palavras-chave:

A estudante Vitória Cristina dos Santos, 18 anos, do Colégio Estadual Everton Oliveira de Santana, no Distrito de Favelândia, em Bom Jesus da Lapa, está comemorando o triunfo de ter sido aprovada na Banca de Estudos 2024 do Programa Futuras Cientistas. Realizada pelo Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) – órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a iniciativa busca preparar seu público-alvo para o Exame do Ensino Médio (Enem) e instigar a participação feminina no meio científico e tecnológico. A meta é promover o desenvolvimento do pensamento e das atividades científicas transdisciplinares, reduzindo barreiras para o acesso e a permanência de meninas e mulheres nos espaços científicos.

Foto: divulgação

Vitória Cristina revela que sua aprovação na Banca de Estudos 2024 foi uma conquista pessoal muito significativa, por ser uma oportunidade de adquirir mais conhecimentos. “Foi muito importante para minha vida escolar. Esta realização é fruto de muita dedicação minha, por sempre buscar aprender, e de todos os envolvidos em transmitir conteúdos fundamentais, em especial a professora Gabriela, que me apresentou o projeto e me incentivou a fazer a inscrição”.

A estudante conta, ainda, que, ao receber o resultado, foi uma das maiores alegrias que já sentiu. “Fiquei imensamente feliz por ver meu nome na lista dos aprovados e me senti privilegiada, porque, em meio a poucas vagas e muitas pessoas inscritas, eu fui classificada. Sei que não foi privilégio e muito menos sorte, e sim consequência do meu esforço em tirar notas boas durante a minha trajetória acadêmica”. Agora, pretende usufruir a oportunidade ao máximo. “Por meio da Banca de Estudos 2024 e de toda a minha bagagem acadêmica, desejo conseguir uma nota excelente no Enem e nos demais vestibulares que pretendo realizar”, completa a aluna, que irá tentar uma vaga no Ensino Superior para um curso na área das Ciência e Tecnologia.

O diretor do Colégio Estadual Everton Oliveira de Santana, Ailton Silva Nascimento, comenta que a comunidade escolar e a população local estão vivendo “um momento ímpar” com a aprovação de Vitória Cristina na Banca de Estudos 2024 do Programa Futuras Cientistas. “Ela é muito dedicada aos estudos, inteligente, amiga de todos e respeitosa. Gosta de ler e participa de todos os eventos propostos pelos professores da escola. Chegou ao Ensino Médio já como aluna nota 10, sempre tendo estudado em escola pública. Vitória é um orgulho para todo o sistema educacional público do nosso Estado e, principalmente, para o nosso colégio”, comemora.

Sobre o programa – O Futuras Cientistas promove, desde 2012, a participação de estudantes e professoras do Ensino Médio de escolas da rede pública nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, com o objetivo de contribuir com a equidade de gênero no mercado profissional. Depois de uma década de atuação consolidada nos estados de Pernambuco, Paraíba e Sergipe, o projeto alcançou, há dois anos, abrangência nacional. Nesta edição, o programa ofereceu 470 vagas ao público de todo o Brasil. Pesquisadores de universidades e instituições de pesquisa dos 26 estados e do Distrito Federal puderam submeter seus projetos para avaliação. Dados de até 2022, 70% das participantes do programa foram aprovadas no vestibular. Desses, 80% escolheram cursos nas áreas de Ciência e Tecnologia.

Notícias Relacionadas