Estudante apresenta jogo que alia tecnologia e astronomia para o governador

Para falar sobre o jogo premiado “Razão celeste: um jogo sobre Astronomia”, que alia tecnologia e astronomia, o estudante Maicon Douglas dos Santos, 17, do 3º ano no Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, localizado em Cajazeiras, foi recebido, nesta terça-feira (30), pelo governador da Bahia, Rui Costa, e o subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza, na governadoria estadual, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Na oportunidade, o aluno falou sobre o projeto e a experiência de conquistar o primeiro lugar na área de Ciências Exatas e da Terra, na I Mostra Nacional de Feiras de Ciências, que integrou a programação da 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande.

Fotos: Paula Fróes GovBA
Segundo Maicon, a premiação foi importante para mostrar o valor da escola pública. “Eu estou muito feliz, não só pelo prêmio, mas por um conjunto de coisas que me aconteceram, como apresentar meu trabalho na SBPC, trocar experiências com outras pessoas e mostrar o valor da escola pública. Agora, sinto-me no dever de levar aos meus colegas o incentivo e a motivação de que nós podemos ir mais além”, destacou o aluno, que teve o projeto desenvolvido no âmbito do Projeto Ciência na Escola da Secretaria da Educação do Estado.

O estudante ainda ressaltou que é gratificante ter o reconhecimento do governador. “Fico muito agradecido a Rui Costa pela humildade de nos receber, porque esta iniciativa acaba sendo uma chance de motivar outros alunos. Nós temos jovens com boas ideias e, por isso, precisamos de investimento para que os estudantes tenham empoderamento e se apropriem da educação que a Bahia fornece, motivando que continuemos com novos projetos”, disse.

Para o governador Rui Costa, o exemplo do estudante deve ser um motivador para a inclusão, cada vez maior, da ciência e tecnologia nas escolas. “Estudantes como o Maicon devem ser incentivadores nas escolas, transmitindo sua experiência para os colegas. Também queremos intensificar ações que incentivem pesquisas científicas nas unidades escolares, criando uma integração entre as secretarias da Educação e da Ciência e Tecnologia. Já estamos trabalhando em licitações para a reforma de 250 escolas, em que estão incluídos laboratórios e salas de informática”, afirmou.

Premiação

O jogo premiado foi criado com o software Game Maker Studio. Nele, o participante joga em interfaces que ilustram, em forma 2D e 3D, o Sistema Solar, facilitando o entendimento das relações entre seus astros, da sua fragmentação e da sua movimentação. O jogador explora os planetas por meio de espaçonaves que podem ser melhoradas com a obtenção da moeda Astrocoim e que são recebidas como recompensa pelos acertos nas respostas do quiz presente no jogo.

A SBPC é considerada o principal evento na área de pesquisa acadêmica do país, no qual são apresentados trabalhos e realizados debates por professores, estudantes e cientistas de todo o Brasil. O jogo desenvolvido por Maicon Douglas teve o objetivo de inserir no contexto escolar uma ferramenta didático-lúdica que abordasse a Astronomia como um tema transversal por meio de seus conceitos e os da Física. Além disso, conteúdos da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) são destacados por meio de quiz (jogo de perguntas e respostas), para auxiliar os estudantes que farão a prova.