Estado lança Festival Literário Nacional de Cajazeiras

Pré-Flin - Fotos: Paula Fróes Gov/Ba
O Colégio Estadual Edvaldo Brandão, no bairro de Cajazeiras IV, em Salvador, foi sede de importantes atividades ligadas à Educação e à Cultura, neste sábado (14). Na unidade escolar, estudantes e professores participaram do lançamento da primeira edição do Festival Literário Nacional (FLIN), que vai acontecer no bairro, de 12 a 15 de novembro, promovido pelo Governo do Estado.

Nomeado de Pré-FLIN, o evento foi inaugurado com diversas intervenções artísticas estudantis e com as presenças dos secretários da Educação (SEC), Jerônimo Rodrigues; da Cultura (SECULT), Arany Santana; e de Políticas para Mulheres (SPM), Julieta Palmeiras. O Edvaldo Brandão também sediou mais um Aulão ENEM 100%, projeto da SEC voltado à preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), com foco, desta vez, na Redação.

O secretário Jerônimo Rodrigues destacou a relação entre Educação e Cultura e a importância da realização da FLIN em uma escola da rede estadual. “Os espaços de promoção de eventos literários são uma oportunidade de aproximar a juventude e as famílias das escolas. Este festival se propõe a reforçar a leitura, a cultura e garantir que os estudantes façam o que gostam, contribuindo para a redução da evasão escolar e a repetência. O Pré-FLIN reforça a determinação do governador Rui Costa de que a escola seja um espaço vivo e agregador. Muitos municípios já realizam suas feiras, muitas já consolidadas e outras querendo iniciar. Então, estamos fazendo um calendário para que esses eventos tenham o nosso apoio e uma maior visibilidade”, destacou o gestor estadual, acompanhado do coordenador de Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes.

O Aulão do ENEM 100% também foi enfatizado sobre a importância deste projeto. “Para os estudantes que estão nos últimos anos da Educação Básica do Ensino Médio, o Estado, junto com toda a sua rede de escola e as quatro universidades estaduais (UNEB, UESB, UESC e UESF), tem um projeto que acolhe a demanda estudantil de botar o pé e a cabeça dentro da universidade. O Universidade Para Todos (UPT) tem oportunizado o fortalecimento do conhecimento, da aprendizagem, por isto é importante que o estudante se envolva, participe dos aulões e de todas as atividades oferecidas com o objetivo de prepará-lo para ingressar no Ensino Superior”.

Pertencimento - A estudante do Colégio Edvaldo Brandão e poeta, Acácia Araújo, que fez o papel de cerimonialista do evento, falou sobre a importância de o festival acontecer no bairro onde nasceu. "Cajazeiras tem muitas potencialidades artísticas e os jovens precisam de um espaço como o FLIN para mostrá-las. Este festival, com certeza, vai gerar mais visibilidade e reconhecimento ao nosso bairro".

Orgulhosa de ter o Edvaldo Brandão sediando o Pré-FLIN, a diretora Firmina Viterbo de Azevedo falou da importância da aproximação da Secretaria da Educação ao bairro de Cajazeiras. “Só temos a agradecer por este acompanhamento pedagógico de perto e pela realização do festival literário na nossa escola”.

De acordo com a titular da Secretaria da Cultura do Estado (Secult), Arany Santana, esta  data ficará na história do bairro. "Hoje é um dia marcante para o Estado e para todos que fazem parte da grande comunidade que é Cajazeiras. Este evento literário coloca a juventude como protagonista, ampliando o acesso ao livro, à leitura, ao conhecimento", destacou.

Juventude - A prévia do que será o FLIN e a importância do evento literário foi destacado, ainda, pelo diretor da Fundação Pedro Calmon e coordenador do festival, Zulu Araújo. “Cajazeiras é uma cidade dentro da cidade, é o maior bairro populacional da América Latina, com mais de 600 mil habitantes, e foi escolhido merecidamente para sediar um evento focado na juventude por reunir públicos diversos. O pontapé inicial do FLIN, que envolve 12 secretarias do Estado, foi dado hoje e até novembro vamos realizar em todos os finais de semana atividades mobilizadoras, como cursos e aulões preparatórios para o ENEM”, disse Zulu, anunciando nomes já confirmados como MV Bill, Lázaro Ramos, Larissa Luz e Elisa Lucinda para o FLIN, em novembro.

Sobre o FLIN – Com o tema “Diversas Literaturas & Novos Caminhos”, o Festival Literário Nacional é uma realização da SECULT e conta com a parceria das secretarias de Administração (SAEB); Comunicação (SECOM); Educação (SEC); Meio Ambiente (SEMA); Saúde (SESAB); Políticas para as Mulheres (SPM); de Promoção da Igualdade Social (SEPROMI); Tecnologia e Ciência (SECTI) e de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), além da Bahiatursa e da Fundação Cultural (FUNCEB).