Estado forma novos técnicos de nível médio no interior

O Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Grande (Cetep), no município de Barreiras, realiza, nesta quinta-feira (13/03), no Espaço Javan, a partir das 19h, um ato religioso e a solenidade de formatura de 30 técnicos de nível médio em Enfermagem. Já nesta sexta-feira (14/03), às 19h, o Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Negócios, do Centro Baiano Professora Felicidade de Jesus Magalhães (Ceep), no Território de Identidade do Piemonte da Diamantina, em Jacobina, celebra, na própria unidade, um culto ecumênico em agradecimento à formatura de 28 técnicos de nível médio em Comércio. No sábado (15/03), também às 19h, no Centro de Convivência do Idoso, será realizada a cerimônia de colação de grau e o baile de formatura.

Romário Silva Nunes, 19 anos, é um dos formandos do curso técnico em Comércio, pelo Ceep em Gestão e Negócios. “Este curso abriu minha mente. Hoje, posso traçar melhorias para o meu futuro. Consigo enxergar possibilidades de crescimento como pessoa e como profissional. O curso foi tão bom que já ingressei na universidade e estou trabalhando na área administrativa”, comemora o jovem.

Salete Rocha de Farias, 43 anos, passou oito anos sem estudar, e afirma que, por meio do curso técnico em Enfermagem, tem perspectivas de alcançar novos voos. “Agora que tenho uma profissão, sei que terei oportunidades de alcançar outras realizações profissionais. Voltar à escola e fazer um curso técnico de nível médio me possibilitou essa conquista. Não vou parar por aqui e vou seguir em frente”, disse a formanda do CETEP da Bacia do Rio Grande.

A colega de sala de Salete, Sueli Gonçalves de Assis, 42 anos, conta que os problemas de saúde da avó, foram a motivação para que voltasse à escola e cursasse, também, o curso técnico em Enfermagem. “Esse curso transforma a vida das pessoas tanto para o mundo profissional quanto como ser humano. Eu fiz o curso para aprender a técnica e poder cuidar da minha vó, que sofre com problemas de saúde. Nesses dois anos, aprendi muita coisa e sei que muitos jovens e trabalhadores de Barreiras estão tendo suas vidas transformadas. No meu caso, descobri outro dom”, disse a formanda.

Para José Luiz Scheidegger, diretor do CETEP da Bacia do Rio Grande, a Educação Profissional é fundamental para atrair novos empreendimentos para a Bahia. “Com a Educação Profissional, nosso povo está tendo a formação necessária para crescer profissionalmente e atender às necessidades da região, ocupando lugares que, anteriormente, eram ocupados por trabalhadores de outros municípios da Bahia e até mesmo de outros Estados, na tentativa de suprir a carência de mão de obra então existente. Hoje, o Centro atende as demandas do desenvolvimento e, a cada turma formada, comemoramos esta conquista”, considerou.

Notícias Relacionadas