Escolas realizam última aplicação das avaliações de Língua Portuguesa e Matemática do SABE

Palavras-chave:
As escolas da rede estadual de ensino de todo o Estado realizam, até o dia 29 de novembro, a última aplicação das avaliações de Língua Portuguesa e Matemática do Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE). A iniciativa visa fortalecer o processo avaliativo nas unidades escolares, identificando indicadores pedagógicos que subsidiem a atuação da Secretaria da Educação do Estado e das escolas nos processos de aprendizagem dos estudantes. O público-alvo são os estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, do 3ª ano do Ensino Médio e do 4º ano da Educação Profissional.
 
Composta por dez questões de Língua Portuguesa e dez de Matemática, a prova do SABE se baseia no exame do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que é a prova nacional geradora do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A aplicação da prova do SAEB foi realizada no período de 21 de outubro a 1° de novembro.
 
O subsecretário da Educação do Estado, Danilo de Melo Souza, falou da importância da avaliação para o fortalecimento do processo de aprendizagem dos estudantes da rede estadual de ensino. “A realização da prova final do SABE é um momento muito importante de consolidação de todo o esforço dos educadores e dos estudantes da rede de Educação da Bahia. É uma prova que sintetiza e sistematiza um pouco do resultado do que foi feito ao longo deste ano e é fundamental para orientar os processos de planejamento e diagnóstico da rede”, relatou. O gestor ressaltou, ainda, a necessidade da participação de todos os estudantes e profissionais envolvidos, os colegiados escolares e as famílias. “Isto porque avaliar a proficiência dos nossos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, neste momento, é fundamental para construirmos, cada vez mais, a qualidade da educação que todos desejamos”, finalizou. 
 

Notícias Relacionadas